Mandato Apostólico

Francisco, Bispo, Servo dos servos de Deus, ao querido filho João Inácio Müller, membro da Ordem dos Frades Menores, até o presente momento, Ministro provincial da Província São Francisco de Assis, na cidade de Porto Alegre, no Brasil, eleito Bispo da Sede de Lorena – SP, saúde e Bênção Apostólica.

Nosso Senhor Jesus Cristo, causa da nossa eterna salvação, enviou os discípulos para proclamar o Evangelho por toda a terra. Esta tarefa compete, em primeiro lugar, aos Bispos, que são os Sucessores dos Apóstolos.

Como no presente, após a renúncia do Venerável irmão Benedito Beni dos Santos, a Diocese de Lorena está privada do seu Legítimo Administrador, decidimos eleger a ti, amado filho, Pastor da mesma Diocese, já que conhecemos teu zelo em cultivar a vida espiritual e a solicitude pelas necessidades dos irmãos, além de seres, outrossim, perito nas realidades divinas e humanas. Por isso, usando do nosso poder Apostólico, por decisão da Congregação para os Bispos, te constituímos Bispo da Igreja Catedral de Lorena, com os direitos inerentes e as obrigações próprias deste ministério.

Farás o Rito da Profissão de Fé costumeira, perante qualquer Bispo Católico, bem como o Juramento de Fidelidade para Conosco e Nossos Sucessores, segundo as fórmulas estabelecidas, assinadas no modo costumeiro, em folha timbrada, cuidando que sejam enviados para a supra mencionada Congregação.

Fora de Roma, recebe a Ordenação episcopal onde desejares, por qualquer Bispo, observando as normas litúrgicas estabelecidas. Além disso, torna pública esta Nossa Carta ao Clero e ao povo da Diocese a ti confiada, a fim de que te acolham dignamente como seu Administrador espiritual, e te sejam dóceis, e te auxiliem ardorosamente nas boas iniciativas.

E, finalmente, dileto filho, que estás assumindo este pesado ministério, confiamos-te, e toda a tua Comunidade eclesial, à intercessão da Beatíssima Virgem Maria de Aparecida e de São Francisco de Assis, que, extremamente preocupado com a salvação dos homens, assim nos exorta: “Irmãos todos, prestemos atenção ao Bom Pastor que, para salvar suas ovelhas, suportou a paixão da cruz” (Admoestação VI,1).

Dado em Roma, junto a São Pedro, no dia 25 de setembro do ano do Senhor de 2013, primeiro do nosso Pontificado.

Francisco.