INÍCIO DAS ATIVIDADES NO SEMINÁRIO DIOCESANO

Brasão do Seminário

Neste domingo (02/03), retomaram-se as atividades do Seminário Diocesano “Maria, Mãe dos Sacerdotes”. Após um bom período de descanso e de convivência familiar os seminaristas estudantes de teologia e filosofia regressaram para a Casa de Formação a fim de retomar o ritmo da vida de oração, estudos, convivência fraterna e trabalhos pastorais.

O ano de 2014 desponta como um ano singular, uma vez que a frente desta diocese temos um novo pastor, Dom João Inácio, que certamente tem muito a contribuir com o calendário de atividades do Seminário. Sabemos dos seus trabalhos anteriormente exercidos junto à formação dos religiosos franciscanos na Província em que atuava no Rio Grande do Sul.

Por isso, acreditamos que ele tem muito a contribuir com a formação dos seminaristas diocesanos que se preparam para assumir o ministério ordenado para o serviço da Igreja. A caminhada é longa pois trata-se de um processo que capacita-nos, gradualmente, para que sejamos cada vez mais preparados para servir com verdadeiro zelo ao Povo de Deus.

Contudo, retornar a cada ano é prova do desejo que arde no coração de cada vocacionado para que, com coragem, responda ao chamado do Mestre que diz: “VEM E SEGUE-ME!” (Mt.19,21). Para seguir Jesus é preciso deixar tudo, é preciso renovar a esperança, deixando com que o próprio Deus nos mostre que caminhos seguir, e assim docilmente deixarmo-nos formar. Este tempo no Seminário é tempo propício!

Colocamos nas mãos de Deus todo este ano, pedimos ao Senhor que derrame sobre nós sua graça, para que, firmemente, respondamos ao chamado de Deus, dizendo: “FICA CONOSCO SENHOR”. Também pedimos à Virgem Maria que rogue por nós a seu filho Jesus, para que orientados por seu modelo possamos trilhar um autêntico discipulado, deixando com que a vontade de Deus possa acontecer em nossas vidas.