História da Liturgia – Introdução

A liturgia Católica não nasceu do dia para a noite, nossa Igreja tem mais de 2000 anos de História e Tradição. Para entender a Liturgia hoje, precisamos entender a história da liturgia.  Assim vamos perceber a ação da continuidade da tradição litúrgica.

Cada período da história cristã deixou sua marca na liturgia Antes de tudo devemos fazer uma análise do que aconteceu nos primeiros séculos da Igreja, entender como a liturgia era celebrada pelos primeiros cristãos, para que possamos compreendamos, à luz do Vaticano II, o significado deste mistério celebrado. Primeiramente precisamos entender a ação de Deus na qual Ele entra em comunhão com o mundo e com os homens.

A partir desta reflexão vamos entender a luz do evangelho que de um lado Deus se revela e se comunica ao homem, e de outro, o homem entra em comunhão com Deus. Para a Sagrada Escritura, os Padres da Igreja e a Liturgia, mistério é o plano de Deus de fazer o ser humano participante de sua vida, de salvar a humanidade. Além disso, é visto sob o aspecto divino da salvação. O mistério de Deus é revelado em seu Filho Jesus Cristo, o Verbo Encarnado, isto é, que se fez humano para a nossa salvação.

Este é o primeiro poste de uma serie de artigos sobre a História da liturgia que iremos trabalhar com vocês.