Conheça Dom João Inácio Müller, OFM

Dom João InácioDom João Inácio Muller, nasceu em 15 de junho de 1960, em Santa Clara do Sul – RS, Diocese de Santa Cruz do Sul. Fez a profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores no dia 14 de abril de 1985 e foi ordenado sacerdote aos 3 de dezembro de 1988. Estudou Filosofia na Faculdade Imaculada Conceição, na cidade de Viamão, na Arquidiocese de Porto Alegre – RS, e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e no Studium Theologicum em Jerusalém. Obteve a Licenciatura em Teologia Espiritual no Antonianum em Roma. Durante seu presbiterado desempenhou os seguintes cargos: de 1988 a 1990 foi Promotor Vocacional e Membro da Equipe dos Formadores no Seminário Seráfico São Francisco de Assis, em Taquari; posteriormente foi Promotor Vocacional, Membro do Secretariado Vocacional e do Conselho de Formação, Membro da Fraternidade no Seminário Menor em Arroio do Meio, de 1990 a 1992; foi Secretário de Pastoral, Promotor Vocacional, Guia dos Candidatos ao Postulantado em Lomba do Pinheiro, de 1992 a 1994; em 1997 e 1998 foi Guardião do Convento São Boaventura; Vigário Paroquial da Paróquia São João Batista em Daltro Filho, de 1997 a 2004; também foi Mestre de Noviços, de 1997 a 2004; Secretário da Formação e Estudos da Província e Definidor Provincial, de 1999 a 2007; de 2005 a 2007 foi Vigário da Fraternidade, Mestre dos Estudantes de Filosofia, Agente de Pastoral na Rede de Comunidade da Paróquia Santa Clara no Bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. De 2007 a 2013 foi Ministro Provincial da Província Franciscana São Francisco de Assis, que compreende o Estado do Rio Grande do Sul e presidente da Conferência dos Frades Menores do Brasil. No dia 25 de setembro de 2013 o Papa Francisco, o nomeou bispo da Diocese de Lorena, recebendo a Sagração Episcopal pelas mãos do Cardeal Cláudio Hummes OFM, Cardeal Arcebispo de São Paulo em Santa Clara do Sul, sua terra natal, escolhendo com lema do seu episcopado: Amor Dei Glória

Data de Nascimento: 15/6/1960

Ordenado Padre em: 1/1/2013

Ordenado Bispo em: 14/12/2013

Brasão das Armas de Dom João

Brasão de Dom João Inácio

O brasão compõe-se de um conjunto de símbolos que indicam as linhas principais da vida e ação evangelizadora do Bispo em sua Diocese. É um programa de vida.

O chapéu com as bordas e os laços, que envolvem o escudo, estão presentes no brasão de todos os Bispos e representam a união dele com a Igreja, o Papa, o Colégio episcopal e o Povo de Deus. Traz sempre presente sua missão apostólica como sucessor dos Apóstolos, sob a luz do Espírito Santo.

O Lema (Amor Dei gloria = O amor é a glória de Deus) indica a dinâmica da ação evangelizadora do Bispo, no esforço de animar o povo de Deus, a fim de que se torne Igreja viva, discípula missionária, responsável pelo dom do batismo (águas), testemunha do encontro pessoal com o Senhor. O lema é inspirado no Quarto Evangelho, lido na ótica da espiritualidade franciscana. O Amor de Deus fez-se visível na carne, na história de Jesus Cristo: na pobreza da encarnação (presépio), na humildade das fadigas pelo Reino (pegadas) e em sua máxima caridade no alto da cruz (Santa Clara). Essa é a glória, a beleza de Deus, revelada e resplendente na vida do Filho bendito, cujo alimento era fazer a vontade do Pai, ou seja, uma vida entregue no amor e por amor, em fidelidade ao Pai. “Não existe amor maior do que dar a vida pelos amigos” (Jo 15,13).

Glória é a beleza de Deus, a vitória de Deus, a alegria de Deus. Essa reluziu sempre na vida de Jesus, mormente no alto da Cruz, na qual Ele está totalmente transfigurado e desfigurado por causa do amor vivido, encarnado e praticado. Existimos para seguir esses passos de Jesus. Essa é a trajetória que embeleza nosso viver e nos conduz à vitória; essa vida nos transfigura na beleza divina, identidade profunda de cada pessoa, imagem e semelhança de Deus. Essa é a glória que agrada ao Pai.

Santo Irineu lembra: A glória de Deus é a pessoa humana viva; e a vida da pessoa humana é a visão de Deus. Esse mistério de vida vem a nós, cada dia, na Santa Missa. A Eucaristia atualiza a Encarnação redentora de nosso Senhor: sua vida, morte e ressurreição, por amor a nós, na fidelidade amorosa ao Pai. Contemplamos essa encarnação no presépio, nas pegadas e na cruz: na vida de Nosso Senhor. Essa vida, nós, discípulos missionários, somos chamados a seguir, abraçar e fazer brilhar em nossas vidas.

O verde prado e as montanhas lembram as terras férteis dos Vales Taquari e Paraíba, tendo ao fundo as montanhas de Santa Clara do Sul e da Serra da Mantiqueira.

As águas dizem os rios Taquari e Paraíba, e recordam a frase de Jesus Cristo: “Sigam-me, e eu vos farei pescadores de homens. Eles deixaram imediatamente as redes, e seguiram a Jesus” (Mt,4,19-20). O Senhor chama para nova vida. Eis-me aqui, Senhor!

A borda do Brasão traz a corda franciscana, cujos três nós recordam os Conselhos Evangélicos (castidade, obediência e pobreza). A cruz em forma de T – como São Francisco de Assis gostava de assinar – lembra o sigilo dos eleitos (Ez 9,4-6) e mostra-nos o instrumento pelo qual fomos salvos.

Nota: o Brasão Episcopal de Dom João Inácio Müller foi desenhado por Frei Arno Frelich, Secretário da Província São Francisco de Assis, Porto Alegre – RS.