Carnaval – Tempo de deixar cair as máscaras

carnavalA palavra Carnaval tem sua origem no latim e significa “Carne Vale”, ou seja, designa o sentido dos dias que antecedem o Tempo Quaresmal, marcado pelo jejum, oração e penitência onde costumeiramente os cristãos abstêm-se do consumo de carne. Nestes dias, costumavam-se realizar festas com grande quantidade de comidas e bebidas, onde todos se fartavam do consumo de guloseimas, a fim de bem viver o tempo de preparação para a Festa da Páscoa, que logo se iniciaria marcado pela abstinência do consumo exagerado de carnes e outros alimentos saborosos.

Com o passar do tempo, as festas carnavalescas adquiriram um caráter muito peculiar e passou a caracterizar a cultura de muitos povos através dos bailes a fantasia, desfiles de escolas de samba e shows de rua, capaz de atrair pessoas de todas as idades. Por este motivo, criou-se o costume de fantasiar-se para as festas de carnaval, usando elementos de diversos personagens na caracterização dos figurinos dos participantes das mesmas, chamados “carnavalescos”.

A Igreja Católica presente no Vale do Paraíba, passou a usar os dias do Carnaval para viver um tempo de retiro espiritual, onde à luz da Palavra de Deus e da pregação de sua doutrina, buscava criar nos fiéis um profundo desejo de conversão e mudança de vida, para que durante o Tempo Quaresmal, feita uma boa confissão e firmados novos propósitos pudessem viver com mais proveito a celebração da Páscoa do Senhor.

Por este motivo, o tempo do Carnaval tornou-se uma ocasião propícia para que nós, ao contrário daqueles que escondem seu rosto usando máscaras e fantasias nesta época, deixemos cair as máscaras que muitas vezes rotulam o nosso testemunho de fé, a fim de que possamos enxergar com mais clareza o que Deus quer e espera de nós enquanto cristãos e assim, a luz do seu Espírito busquemos durante os quarenta dias que nos separam da festa da Ressurreição, fazer uma caminhada de crescimento e amadurecimento na fé em Deus e no amor aos irmãos.

Abramos, pois o nosso coração, despojemo-nos do velho homem, abandonemos as obras das trevas, conforme nos orienta a Palavra Divina e assim façamos de todo e qualquer tempo um tempo precioso de Deus, para que Ele alcance a vitória em nossas vidas e a partir de nós em nossas famílias e comunidades.

Tenha um feriado de carnaval abençoado, repleto das bênçãos de Deus e sob a proteção da Virgem Maria!

Alegri@