Abertura da Porta Santa da Misericórdia

Dom João Inácio Müller, OFM

Por mercê de Deus e da Sé Apostólica

03/2015

Aos que este virem, paz e benção do Senhor!

Dom João Inácio Müller, Bispo Diocesano de Lorena SP, em razão da proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, por sua Santidade o Papa Francisco, com a Bula Misericordiae Vultus, recorda, orienta e decreta, como segue:

“O Ano Santo abrir-se-á no dia 08 de dezembro de 2015, solenidade da Imaculada Conceição (MV 3). A graça da Porta Santa é concedida às Igrejas Particulares. Escreve o Papa: “Estabeleço que no mesmo domingo (o Terceiro Domingo do Advento), em cada Igreja Particular – na Catedral, a Igreja-Mãe para todos os fieis […] se abra igualmente, durante todo o Ano Santo, uma Porta da Misericórdia” (MV 3). Ademais, continua o Papa: “Por opção do Ordinário, ela poderá ser aberta também nos Santuários, meta de muitos peregrinos…” (MV 3).

Que, neste Ano Santo, nossa Igreja particular de Lorena seja sinal vivo de amor do Pai. Conclamos, pois todos e cada um dos fieis desta Diocese a buscar viver este Ano com o coração voltado ao Pai “rico em misericórdia” (Ef 2,4), mantendo os olhos fixos em seu Filho bendito, expressão de se amor, que disse: “Quem me vê, vê o Pai” (Jo 14,9).

Decreto, por conseguinte, que a Porta Santa da Misericórdia será aberta na Catedral – Igreja-Mãe da Diocese -, no dia 13 de dezembro de 2015, às 15h; no Santuário Diocesano Pai das Misericórdias a Porta abrir-se-á no dia 20 de dezembro de 2015, às 16h.

Condições para viver e obter indulgência: os fieis são chamados a peregrinar rumo à Porta Santa, aberta na Catedral e no Santuário Diocesano Pai das Misericórdias, com sinal do profundo desejo de verdadeira conversão. É importante que este momento esteja unido, em primeiro lugar, ao Sacramento da Reconciliação e à celebração da santa Eucaristia, com uma reflexão sobre a misericórdia. Será necessário acompanhar estas celebrações com a profissão de fé e com a oração pelo Papa e pelas intenções que traz no coração, par ao bem da Igreja e do mundo inteiro.

O fechamento da Porta Santa terá lugar no dia 13 de novembro de 2016, às 10h no Santuário Diocesano Pai das Misericórdias e às 15h na Catedral Nossa Senhora da Piedade.

O calendário do Jubileu da Misericórdia na Diocese será disponibilizado no site de nossa Diocese. Esta programação será, igualmente, enviada aos Párocos e aos Reitores de Santuários, bem como às demais Instituições presentes na Diocese.

Dado e passado em nossa Cúria Diocesana, aos quatro dias do mês de outubro de dois mil e quinze, e, eu, Pe. Alessandro Henrique das Chagas, chanceler do bispado, o subscrevi.

Dom João Inácio Müller,

Bispo de Lorena SP