VOZ DO PASTOR

No dia 11 de janeiro terminou a minha missão como Bispo Diocesano de Lorena e, por quatro meses, Administrador Apostólico. Encontra-se agora à frente da Diocese o meu sucessor Dom João Inácio Müller, ofm.

O Bispo é o Sucessor dos Apóstolos. Sua missão principal é manter o rebanho na fidelidade à Doutrina dos Apóstolos. Tem ainda, como tarefa, ser o centro da unidade da Igreja Particular (diocese), que é constituída à imagem da Igreja Universal. Os elementos constritivos da Igreja Particular são: o Bispo, Sucessor dos Apóstolos, com o seu presbitério (o conjunto de padres de uma diocese), a pregação do Evangelho, a celebração da Eucaristia e a porção do Povo de Deus, ou seja, todo o Povo de Deus em miniatura.

A Diocese de Lorena foi fundada há 77 anos. Teve, até agora, oito Bispos. Dom João Inácio é o 9° Bispo a ocupar a Sede Episcopal de Lorena. Trata-se de um filho de São Francisco, imbuído da espiritualidade franciscana: simplicidade, humildade, pobreza e, sobretudo, grande amor à Igreja. Ele é o novo Pastor que vai cuidar de um rebanho de cerca de 300 mil pessoas espalhadas pelos 14 municípios, 30 paróquias, 3 santuários e dezenas de comunidades. O Clero atinge a cifra de 74 sacerdotes (diocesanos e religiosos). A Diocese possui 28 diáconos permanentes e 38 seminaristas, incluindo os diocesanos que se preparam para serem colocados à serviço da Comunidade Canção Nova após a ordenação sacerdotal.

Encerro este breve artigo com as palavras que pronunciei no momento de passar o governo pastoral da Diocese ao meu sucessor: “Dom João, eu te entrego, neste momento, o báculo usado pelo primeiro Bispo de Lorena, Dom Francisco Borja do Amaral. É um cajado leve. Com ele deverás guiar o rebanho. Este rebanho não é meu, não é teu. É de Cristo. Foi Ele mesmo que afirmou: Simão Pedro, apascenta os meus cordeiros, apascenta minhas ovelhas. Que o Espírito Santo, Espírito suave e bom, te conduza pelo caminho reto e que possas realizar teus desejos e planos segundo a vontade de Deus! Que a Senhora da Piedade, nossa Padroeira, te ampare como filho querido!”

Dom Benedito Beni dos Santos
Bispo Emérito de Lorena