“SIMPÓSIO DE ECUMENISMO”

Participação da Diocese de Lorena em Simpósio Ecumênico

O Simpósio anual promovido pela “Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o diálogo inter-religioso” teve como tema: DIÁLOGO E MISSÃO – Desafios do diálogo ecumênico. Neste encontro, entre tantos objetivos acontece a capacitação dos agentes de pastoral para o diálogo ecumênico, aspecto que também temos gradativamente desenvolvido em nossa Diocese de Lorena. Além disso, em tempos de celebração dos 50 anos da realização do Concílio Vaticano II (1962-1965), faz-se necessário revisitar e aprofundar as orientações sobre o ecumenismo e suas implicações para a missão da Igreja.

Durante os três dias (23 a 25 de janeiro) vivenciamos momentos de formação com conferências e debates, importantes teólogos engajados no movimento ecumênico fizeram-se presentes, assim como os líderes religiosos, representantes de diferentes tradições cristãs que colaboram para um mútuo enriquecimento de nossas reflexões. Também pudemos participar de momentos de espiritualidade comum, na qual partilhamos de uma mesma expressão de comunhão, afinal, “Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo” (Ef 4,5).

No desafio de comunicar brevemente o conteúdo deste Simpósio, torna-se possível apenas apontar os enfoques que foram apresentados segundo a temática de “Diálogo e Missão” a partir da perspectiva das Igrejas Evangélicas (que habitualmente chamamos de “Históricas ou Reformadas”) – apresentada pelo Prof. Dr. Roberto Zwest; a perspectiva da Igreja Católica – apresentada pelos Profs. Drs. Marcus Barbosa e Elias Wolff, que respectivamente trataram das orientações do magistério universal e o produzido pelas Conferências episcopais latino-americanas. E, por fim, uma análise teológica e perspectivas do diálogo com o Pentecostalismo – temática desenvolvida pelo Prof. Dr. David Mesquiati.

Dom Francisco Biasin – Presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB, acompanhou de perto os trabalhos, dando-nos testemunho da espiritualidade ecumênica manifesta pelo acolhimento fraterno de todos os presentes. Como nos ensinou o Papa Francisco: “o ecumenismo é uma contribuição para a unidade da família humana.” (Evangelii Gaudium, n.245). Por isso, não cansamos de nos comprometer e seguir por esta trilha da unidade que se torna sempre mais fecunda pela ação do Espírito!

*Numa posterior publicação – FORMAÇÃO – apresentaremos um aprofundamento dos conteúdos abordados neste Simpósio. E, também, algumas perspectivas que já tem sido elaboradas para concretizarmos o “Diálogo e Missão” junto ao trabalho ecumênico na Diocese de Lorena. Para contato deixamos nosso e-mail: ecumenismo.hoje@gmail.com

ALGUMAS FOTOS: