Seminário Diocesano desenvolve horta como gesto concreto da Campanha da Fraternidade 2017

Tendo em vista a proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, ao propor como lema da Campanha da Fraternidade o versículo quinze do capítulo dois do livro do Gênesis: “cultivar e guardar a criação”, o Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe dos Sacerdotes, desenvolveu ao longo dos quarenta dias que nos separaram da Solene Celebração da Páscoa, uma bonita horta.

Com o incentivo do bispo, o acompanhamento do reitor e a contribuição do Mons. Luiz Carlos, Pároco de Nossa Senhora de Fátima em Lorena, um grupo formado por cinco seminaristas das três fases presentes na Casa de Formação – Propedêutico, Filosofia e Teologia – se empenhou em preparar a terra, formar os canteiros e fazer nascer e crescer uma significativa quantidade de mudas de hortaliças, que já estão servindo para o consumo dos quase trinta futuros padres da diocese, que hoje residem no Seminário, confiado aos cuidados do Pe. Jefferson da Silva.

Além de desenvolver de um modo concreto a conscientização do valor da preservação do meio ambiente, através da captação da água a ser usada para regar a horta e o reaproveitamento de restos de alimentos para o melhor desenvolvimento da terra, o trabalho ajudou na integração dos seminaristas, e tornou a alimentação dos mesmos mais saudável e menos prejudicial, devido à qualidade daquilo que eles mesmos agora estão produzindo.

Nos últimos dias, os seminaristas têm se revezado para cuidar da horta, regando as mudas, limpando os canteiros e aproveitando o momento para uma boa oportunidade de descontração e partilha que constitui um dos pilares fundamentais da formação, segundo o Papa Francisco: “A vida fraterna, é a síntese do Evangelho quanto às relações humanas, e testemunha a nossa dignidade como verdadeiros filhos e filhas de Deus”.