SEMANA SANTA – Tempo de Graça

semana maiorr  Iniciamos a Semana Santa, chamada popularmente pelo povo de Semana Maior. Durante cinco semanas, preparamos nossos corações, por meio do jejum, da oração e da penitência, a fim de podermos bem viver e celebrar com entusiasmo e piedade cada gesto e cada ato desta semana, que tão forte fala ao nosso coração e continuamente nos convida a conversão, ao encontro com Deus e a fraternidade para com o irmão, que convive conosco em comunidade.

O exemplo de Jesus nesta semana deve falar alto ao nosso coração, desde o Domingo de Ramos até a manhã do Domingo da Páscoa da Ressurreição. Seu testemunho de amor e entrega, deve nos provocar a uma sistemática avaliação de vida e conversão pessoal. O Senhor enfrenta a morte com liberdade, doa a sua vida com generosidade e nada retêm de si, mas nos motiva por meio de seus gestos e palavras a sermos servidores e promotores da vida, da dignidade e da esperança onde quer que estejamos, ainda que isto nos custe o sacrifício da própria vida.

Cada dia da Semana Santa, fala da nossa realidade, do nosso dia a dia e das inúmeras situações que vivemos, pois, assim como Cristo, muitas vezes somos acolhidos entre festas e gritos de entusiasmo por aqueles que fazem parte da nossa vida, damos testemunho de serviço e entrega generosa aos que convivem conosco, e, ainda assim muitas vezes somos crucificados inocentemente por estes. O diferencial, porém entre nossa paixão e a Paixão do Senhor, está no modo como enfrentamos a realidade e aceitamos a traição. O Senhor nos deu o exemplo, devemos observar e seguir com insistência o caminho proposto por Ele, sendo generosos em testemunhar a esperança de que, após a cruz vem a ressurreição, depois da noite vem o dia e a frente do pranto está a alegria, pois o Pai do céu é quem tem a última palavra.

Olhemos então para o Senhor, observemos seu silêncio e façamos gritar ao mundo o silêncio de nossas almas que assim como Cristo, diante do sofrimento, aguardam a manifestação do poder de Deus, que em tudo nos faz mais que vencedores, graças àquele que nos amou primeiro e em silêncio se entregou por nós, a fim de que seus gestos, dissessem mais que as palavras dos poderosos, que constantemente nos apresentam facilidades e benefícios temporários.

Porém, não nos esqueçamos do antigo provérbio que ensina “Se atalho fosse bom, não existiria caminho”. Somos cristãos, o caminho da cruz é que nos garante a ressurreição, o próprio Senhor o enfrentou com liberdade e disposição. Não deixemos nos inibir, mas ao contrário o busquemos com fé e disposição.

Viva bem a Semana Santa, deixe-se tocar pela graça de Deus e abrace com Cristo a sua cruz, assumindo o firme propósito de lutar com Ele pela salvação das almas e o bem de todos. O Senhor ainda sofre no irmão excluído da comunidade, ainda padece nos leitos hospitalares e é condenado na pessoa de tantos inocentes condenados pelo sistema opressor da nossa sociedade. Roguemos, portanto, a Mãe das Dores, que nos livre da indiferença quanto a esta realidade, e desperte nossa consciência, para que a luz do exemplo de Cristo trabalhemos com ousadia pela erradicação dos sofrimentos que pesam sobre as costas dos pobres, tal qual pesou a cruz sob os ombros do Salvador. Se assim o fizermos, a Páscoa acontecerá de verdade entre nós, pois a vitória de Cristo brilhará na vida do irmão e todos serão iluminados pelo seu testemunho que a tantos há de atrair para o caminho da busca da salvação.

Boa Semana Santa…

Feliz Preparação para a Páscoa! Deus lhe guarde.

Alegri@