Salesiano

Casa de Formação

 

Comunidade São José – Pós-noviciado

Lorena-SP

 

O pós-noviciado:

 

A primeira profissão abre um período de vida consagrada durante o qual o irmão, apoiado pela comunidade e por um guia espiritual, completa o processo de amadurecimento em vista da profissão perpétua e desenvolve, como salesiano leigo ou como aspirante ao sacerdócio, os diversos aspectos de sua vocação”.

Como primeiro tempo deste período da profissão temporária, o pós-noviciado é “uma fase de amadurecimento religioso que continua a experiência formativa do noviciado”, evitando uma brusca mudança de estilo de vida e uma queda de tensão no crescimento vocacional, “e prepara o tirocínio”.

É um momento delicado e importante. O irmão, vivendo com alegria e fidelidade os compromissos assumidos com a primeira profissão, radica-se na identidade salesiana mediante a interiorização e o aprofundamento de seus diferentes aspectos.

Estabelecem as Constituições que ele seja ajudado a “integrar progressivamente fé, cultura e vida” mediante “o aprofundamento da vida de fé e do espírito de Dom Bosco, e uma adequada preparação filosófica, pedagógica e catequética em diálogo com a cultura”.

 

Nesta fase o irmão é chamado a amadurecer:

– na identidade pessoal, integrando o seu crescimento humano com o seguimento de Cristo;

na fé, por intermédio de uma sua progressiva compreensão, sobretudo por meio da reflexão e do estudo;

na vocação salesiana, mediante adequada preparação pedagógica e catequética, teórica e prática, centralizada em Dom Bosco educador e no Sistema Preventivo;

na competência intelectual-cultural-profissional, recebendo uma introdução fundamental na área do conhecimento da pessoa, do mundo, e de Deus, por meio das ciências filosóficas e as ciências da educação;

na progressiva participação da missão salesiana, tomando parte de algumas experiências apostólicas significativas e pondo-se em contato com a realidade dos jovens e da sociedade.

 

A partir do ano de 2014 a Casa de Formação receberá os salesianos pós-noviços das Inspetorias Salesianas de São Paulo e do Sul do Brasil, estudantes do 1.º, 2.º e 3.º anos de Filosofia. Neste ano a comunidade religiosa será formada pelos seguintes salesianos:

 

Salesianos Formadores:

Pe. Alexandre Luís de Oliveira – Diretor

Pe. Cláudio Motta – Vice-Diretor/Reitor do Santuário São Benedito

Pe. André Luiz Simões – Ecônomo

Pe. Mário Bonatti – Pastoral

Ir. Nelson Wanderley – Pastoral