Renovação Carismática, instrumento precioso para o ecumenismo

Cidade do Vaticano (RV) – A Renovação Carismática Católica é um precioso instrumento do Espírito Santo para o ecumenismo. É o que afirma o Papa Francisco na mensagem aos participantes do Jubileu de Ouro da Renovação, iniciado na quarta-feira (31/05) em Roma e que este sábado terá seu momento alto com a grande Vigília ecumênica com o Santo Padre no Circo Máximo.“Rendo graças a Deus com vocês por estes 50 anos de ação soberana do Espírito Santo”, afirma o Pontífice, “que deu vida à corrente de graça que é a Renovação Carismática Católica. Parabéns pelo Jubileu de Ouro!”

O evento tem a participação de cerca de 30 mil pessoas, católicos e também do mundo evangélico e pentecostal oriundos de toda a Itália e de quase 130 países. “Como toda obra do Espírito conduz à unidade na diversidade”, o Espírito Santo quis que esta nascesse ecumênica, ressalta o Papa na mensagem.

“Vocês são um precioso instrumento do Espírito para caminhar com os outros irmãos cristãos unidos na oração e no trabalho pelos necessitados, ‘caminhando juntos para a mesa da Eucaristia’, como eu disse no Egito, quando rezamos com o Papa Tawadros”, afirma Francisco.

O Santo Padre convida a Renovação Carismática Católica a permanecer fiel ao que está escrito no Evangelho segundo São João, capítulo 17. “É Jesus mesmo que pede ao Pai a nossa unidade: ‘Para que o mundo creia que tu me enviaste’. Unidade para a missão.”

A mensagem do Santo Padre conclui-se dando as boas-vindas àqueles que chegaram a Roma para este Jubileu de Ouro: “Quero encontrar todos vocês no Circo Máximo”, afirma, “sábado, 3 de junho, para a Vigília ecumênica de Pentecostes!”

A grande Vigília ecumênica com o Papa Francisco tem programada momentos de oração, reflexões, testemunhos e pronunciamento do pregador da Casa Pontifícia, Frei Raniero Cantalamessa, e do pastor da Igreja Evangélica da Reconciliação, Rev. Giovanni Traettino.

O Santo Padre chegará ao Circo Máximo às 18h locais (13h do horário de Brasília) e presidirá à oração ecumênica por uma nova efusão do Espírito Santo.

Por fim, no domingo, 4 de junho, os participantes do Jubileu de Ouro da Renovação se reunirão na Praça São Pedro para participar, às 10h30 (5h30 do horário de Brasília) da missa de Pentecostes celebrada pelo Papa Francisco.

A Vigília no sábado e a missa no domingo serão transmitidas pela Rádio Vaticano ao vivo, via satélite, para todo o Brasil e demais países de língua portuguesa cujas emissoras nos retransmitem. (RL)