Queimar a gordura da arrogância e do egoísmo

Paz e bênção. Queimar a gordura da arrogância e do egoísmo.

O dom divino da salvação precisa ser acolhido pela mão aberta do ser humano. Deus quer salvar a todos. A porta, porém, é estreita; é preciso queimar a gordura da arrogância e do egoísmo. A porta pode se fechar; o tempo é precioso e pode acabar quando menos esperamos. É preciso escolher e acolher já! Lc 13, 22-30.

Somos filhos e filhas de Deus no Filho Jesus. Ainda não estamos, porém, no Céu, mas na terra, limitados pela densidade do espaço e pelo fluir do tempo. Por isso, temos que aprender a viver a filiação em todas as dimensões da nossa existência, acolhendo a vida abundante que Deus nos quer dar: a vida de Seu Filho bendito.

Entrar no Reino: e a porta? O quê ou quem é a porta? Por onde temos acesso ao Reino?

A porta é alguém, uma pessoa, Jesus. Através dele, todos somos salvos. Ele vai ao encontro de todo pecador e de todo fugitivo. A chave para entrar é a fé. Fica do lado de fora só quem se considera bom e se sente bem com a própria bondade. A falsa segurança e a justiça presumida são o único impedimento. Pois, para entrar é preciso reconhecer-se pecador diante do perdão de Deus. Ninguém se salva pelos próprios méritos, mas todos somos salvos pelo amor do Pai, pelos méritos do Filho, pelo dom do Espírito.

Precisamos passar pela porta do pobre, pequeno e humilde Jesus. Jesus já morreu para nos abrir a porta. Importa, agora, que cada um de nós morra para o seu eu, tantas vezes gordo e egoísta, para poder passar. É tarefa para uma vida toda. Jesus quer nos encontrar ao longo do Seu caminho para introduzir-nos, pela Cruz, na Sua glória.

Bom dia. Abraço.

Dom João Inácio Müller, ofm