Plano de Pastoral

A Igreja na América Latina possui uma tradição pastoral iniciada com a primeira Conferencia do Episcopado do Continente, realizada no Rio de Janeiro, em 1955. Essa tradição pastoral está expressa, no Brasil, nos diversos planos de ação evangelizadora, elaborados pela Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil. Atualmente, estão em vigor as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. O presente Diretório, elaborado por uma equipe de presbíteros e leigos da Diocese de Lorena, está fundamentado nas mencionadas Diretrizes e no Documento de Aparecida, que é a sua fonte primeira. O Conselho Diocesano de Pastoral está encarregado de acompanhar a aplicação do Plano de Pastoral em toda a Diocese. Trata-se, na realidade, de um projeto missionário que tem, por finalidade, promover a unidade e a comunhão da Igreja diocesana em sua ação evangelizadora. Confi amos à proteção de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira da Diocese, este plano elaborado com muito esforço e sacrifício. De sua elaboração participaram também os presbíteros, os religiosos e os cristãos leigos dos cinco setores em que está dividida a Diocese.

Dom Benedito Beni dos Santos

Lorena, 20 de junho de 2009.