Pecado corrói. Jesus restaura

Paz e bênção. Pecado corrói. Jesus restaura.

Em Cristo Jesus irrompe na História do homem uma força salvífica mais poderosa que qualquer realidade de pecado, simbolizada com elevada eloquência pela lepra, um dos males mais terríveis que têm afligido a Humanidade, porque leva à desfiguração da pessoa.

A doença que corrói a figura humana é imagem eficaz do pecado, que deforma o homem, o rouba a si próprio e o afasta da comunhão com Deus e com os outros.

O leproso, que se prostra (diz adoração) diante de Jesus, é o pecador que reconhece n’Ele o Senhor Ressuscitado (chama-O de Senhor) e procura n’Ele o perdão e a vida: com o leproso, também nós podemos dirigir-nos a Cristo Jesus, que com a Sua misericórdia ultrapassa o abismo da nossa impureza e reconstrói, através do sinal sacramental, a comunhão perdida. Por sua vez, reconciliados, podemos e devemos tornar-nos, para os outros, sinais da santidade de Deus (cf. Paulus).

Assim, a cura da lepra aponta para a cura do pecado – Mt 8, 1-4. Todo o AT ensina que só Deus pode perdoar os pecados e, portanto, curar da lepra. Jesus veio para fazer o que não somos capazes: perdoar os pecados, ser perdoados dos pecados, ser colocados em comunhão com Deus e com os outros, tudo o mais é pouco mais que nada.

Bom dia. Abraço.

Dom João Inácio Müller, ofm

Bispo de Lorena – SP