Pastoral juventude jovens reunidos O amor é a glória de Deus

Romaria Estadual da Juventude, reunidos em Itapetininga. 18 e 19.07.2015.

 

Caros Jovens, abraço, bom encontro. Deus abençoe vocês

Ser/estar abençoado por Deus Não é algo mágico. É estar na lógica de Jesus, buscando atualizar Suas opções de vida. Assim, Deus poderá falar bem de vocês, assim como o Pai falava bem de Seu Filho Jesus: “Tu és o meu Filho amado! Em ti encontro o meu agrado” (Lc 3, 22). Desejo que Jesus, ao olhar a vida de vocês, possa falar bem de vocês, lá no céu, quando conversar com o Pai, com o Espírito Santo e todos os santos e santas. Belo imaginar esta cena. Empenhemo-nos, pois, e seremos motivo de festa no céu.

Nestes dias todos, acompanhamos a viagem de nosso Papa Francisco ao Equador, Bolívia e Paraguai. Fico, sempre de novo, admirado com sua opção decidida pelo Evangelho, por Jesus e por aqueles que Jesus mais amava: os pequenos, os que estão mais na periferia. Ele é exemplo, ao nos convidar para sermos Igreja em saída e a irmos para as periferias existenciais, porque vive o que diz aos outros.

Quero partilhar algumas exortações que nosso Papa fez nesta viagem. São impactantes! Com vocês, quero deixar ecoar em mim estas chamadas.

– Ter um coração livre: “A liberdade é um presente que Deus nos dá; contudo é preciso saber recebê-la. Nós sabemos que o mundo coloca muitas amarras em nosso coração, como a exploração, a falta de meios para sobreviver, a dependência de drogas, a tristeza, tudo isso nos tira a liberdade”, explicou.

– Lembrando a Laudato sí, Francisco disse que “a distribuição justa dos frutos da terra e do trabalho não é mera filantropia, e sim um dever moral, e mais forte ainda para os cristãos, já que se trata de um mandamento, do dever de devolver aos pobres e ao povo aquilo que lhes pertence”. Disse ainda: “a concentração monopólica dos meios de comunicação pretende impor pautas alienantes de consumo e certa uniformidade cultural”. Aqui, eu acrescento: cuidemos quais Tvs assistimos, quais programas, quais revistas ou sites lemos ou folhamos: têm influência sobre nós!

– Na cidade de Assunção, disse: “A fé, que não se faz solidariedade, é uma fé morta. É uma fé sem Cristo, uma fé sem Deus, uma fé sem irmãos. O primeiro a ser solidário foi o Senhor, que escolheu viver entre nós, escolheu viver no nosso meio”.

– Recordo ainda o que Papa Francisco dizia a 200.000 jovens, no Paraguai: “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos céus”. O Pontífice exortou os jovens a irem ao encontro do resto do mundo. “É este o plano de Jesus para nós, andar contra a corrente”, disse.

E, encerrando o encontro, a pedido do Papa, os jovens repetiram, em coro, algumas palavras, como: “solidariedade, liberdade de coração, esperança, trabalho, esforço, serviço, conhecer Jesus e Deus é fortaleza”.

Assim, o Papa se despediu, deixando para trás suas mensagens de atenção com os pobres e excluídos, além das orientações sobre o cuidado com o meio ambiente. É missão nossa. Será que é possível levar http://cialispillssaleonline.com/ para a prática de nossos grupos estas preocupações de nosso Papa?

 

Estou em sintonia com vocês. Meu abraço e bênção.

Lorena, 13 de julho de 2015.

 

Dom João Inácio Mϋller, Bispo de Lorena, Presidente do Sub-Regional Aparecida.