Papa: cristãos devem combater juntos a desertificação espiritual

Santo Padre se encontrou com delegação da Comunhão Mundial das Igrejas Reformadas e voltou a destacar o valor do ecumenismo

Da Redação, com Rádio Vaticano

No final da manhã desta sexta-feira, 10, o Papa Francisco encontrou-se com uma delegação da Comunhão Mundial das Igrejas Reformadas. Segundo o Papa, esse é um passo a mais no caminho que caracteriza o movimento ecumênico.

“Hoje, devemos antes de tudo ser gratos a Deus pela nossa fraternidade reencontrada que, como escreveu São João Paulo II, ‘não é a consequência de um filantropismo liberal ou de um vago espírito de família; mas está enraizado no reconhecimento do único Batismo e na consequente exigência de que Deus seja glorificado na sua obra’.”

Outro motivo de gratidão, prosseguiu o Papa, é a recente conclusão da quarta fase do diálogo teológico entre a Comunhão Mundial das Igrejas Reformadas e o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos sobre o tema da justificação.

“Estou satisfeito em constatar que o relatório final destaque o elo necessário entre a justificação e a justiça”, afirmou Francisco, acrescentando que a fé em Jesus leva a viver a caridade mediante gestos concretos, capazes de incidir no estilo de vida das pessoas.

“Com base no acordo sobre a doutrina da justificação, existem muitos campos em que reformados e católicos podem colaborar para testemunhar juntos o amor misericordioso de Deus, verdadeiro antídoto diante do sentimento de abandono e de indiferença que parece nos circundar”.

Desertificação espiritual e consumismo espiritual

O Santo Padre acrescentou que hoje, com frequência, se vive uma “desertificação espiritual”. Sobretudo lá onde se vive como se Deus não existisse, para Francisco os cristãos são chamados a serem “ânforas” que matam a sede com a esperança.

De fato, não é possível comunicar a fé vivendo-a de maneira isolada ou em grupos fechados ou separados, destacou o Pontífice. Deste modo, não se consegue responder à sede de Deus que nos interpela e que emerge também em inúmeras formas de religiosidade.

Segundo Francisco, essas novas formas correm o risco de favorecer uma espécie de “consumismo espiritual”. Eis então a urgente necessidade de um ecumenismo que, com o esforço teológico para recompor as controvérsias doutrinais, promova uma missão comum de evangelização e de serviço.

“Expresso o desejo de que este encontro seja um sinal eficaz da nossa perseverante determinação em caminhar juntos na peregrinação rumo à plena unidade”, conclui o Papa.

Fonte: http://papa.cancaonova.com/papa-cristaos-devem-combater-juntos-desertificacao-espiritual/