“Não nos deixemos roubar o entusiasmo missionário!”

Caros amigos,

Conforme disse em nossa primeira postagem, as Pontifícias Obras Missionárias preparam, todos os anos, diversos subsídios para aprofundarmos como Igreja o tema da Campanha Missionária.

A Campanha se concentra em uma realidade de evangelização, motivando para ações concretas na perspectiva universal. Na Quaresma a Igreja no Brasil já se questionou, por meio da Campanha da Fraternidade, sobre a realidade do tráfico humano. A Campanha Missionária 2014 retoma essa reflexão ao propor o tema “Missão para libertar”, e o lema: “Enviou-me para anunciar a libertação” (Lc 4, 18). A “missão para libertar” está no centro da mensagem cristã e denuncia toda prática perversa de exploração, em que os seres humanos são tratados como mercadoria.

“Em uma sinagoga de Nazaré, Jesus inaugura seu ministério recordando a profecia de Isaías: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu e enviou-me para anunciar a boa-nova aos pobres…” (Lc 4, 18). E continuou: “para pôr em liberdade os cativos…” (Lc 4, 19). Essa passagem inspira o lema da Campanha Missionária: “Enviou-me para anunciar a liberdade”. Essa missão libertadora vem do Deus da vida, pois é conferida a Jesus pelo próprio Espírito do Senhor, por quem já fora ungido como o Messias por ocasião do seu batismo (Lc 3,22).

A missão do Messias é de esperança de vida digna, especialmente para quem sofre algum tipo de escravidão. Hoje, Jesus nos desafia a assumirmos essa mesma “Missão para libertar”. Nesse sentido, a Campanha Missionária 2014 nos pede uma postura pró-ativa diante da escravidão do tráfico humano em suas diversas expressões. Olhando para essa realidade à luz da Palavra de Deus, vemos que essa missão continua urgente e sem fronteiras”. (Fonte: www.pom.org.br)

Iniciamos hoje a postagem de nove vídeos produzidos para campanha desse ano. Acompanhe, reze, reflita, lembre-se da exortação do Bispo de Roma “não nos deixemos roubar o entusiasmo missionário!” (EG 80)

Sem. Gabriel Ribeiro (Assessoria da COMID)