MISSA DOS SANTOS ÓLEOS: “A EUCARISTIA REVELA A VERDADE DO AMOR”

IMG_1292 IMG_1283 IMG_1275

FOTOS JEFFERSON (PASCOM-CRUZEIRO)

IMG_1236 IMG_1232 (1) IMG_1228 IMG_1215 IMG_1208 IMG_1196 IMG_1189 IMG_1174 IMG_1169 IMG_1139 IMG_1121 IMG_1109 IMG_1097 IMG_1069 IMG_1045 IMG_1042 IMG_0990 IMG_0924 IMG_0918 IMG_0911 IMG_0907

FOTOS JEFFERSON ( PASCOM CRUZEIRO)

Nesta quinta-feira, 24 de março de 2016, aconteceu na Catedral Nossa Senhora da Piedade, em Lorena, a Missa dos Santos Óleos. A solenidade teve início com a Fanfarra do 5º BIL (Batalhão de Infantaria Leve de Lorena), que acompanhou a caminhada dos padres até a porta da Catedral.

A caminhada contou com os cerca de 60 seminaristas da diocese, diáconos, padres, monsenhores, bispo emérito Dom Benedito Beni dos Santos e o bispo Dom João Inácio Müller. Após a chegada de todo o clero da diocese, deu-se início aos ritos da cerimônia na igreja que estava repleta de fiéis. Transmitida pelo Sistema Canção Nova de Comunicação, a Santa Missa que foi presidida por Dom João teve a homilia proferida pelo bispo emérito Dom Beni.

Na “mensagem aos fiéis afirmou: “na Quinta-feira Santa o Amor de Jesus chegou ao extremo”.”

Ao refletir sobre a instituição da Eucaristia e seu mistério acrescentou: “ a Santa Ceia é o sentido teológico do calvário. Ao Instituir a Eucaristia, Jesus, revelou aquilo que realizaria no calvário” e concluiu dizendo “A eucaristia revela a verdade do amor!” Dirigindo-se ao padres presentes, que mais tarde realizaram a renovação de suas promessas, usou as palavras do Papa Francisco: “Somos ungidos não para nós, mas para o povo, para os pobres, os excluídos” e exortou-os dizendo: “O povo quer ver em nós um outro Cristo, então devemos ter o coração de Cristo, o Bom Pastor, um coração cheio de misericórdia!” Após as preces do fiéis os padres apresentaram os óleos (Óleo dos Enfermos, Óleo dos Catecúmenos , Óleo do Crisma) para serem consagradas e distribuídos para todas as paróquias da Diocese.

Que possamos mergulhar no mistério Pascal de Cristo, para que junto d’ele ressuscitemos também nós!

Jafhy Borges (PASCOM)