Mensagem de Dom Vilson Dias de Oliveira, DC

CAMPANHA DA EVANGELIZAÇÃO 2014

“Cristo é a nossa paz” (Ef 2,14)

Mangedoura

No terceiro domingo do Advento a Igreja Católica no Brasil nos traz mais uma “campanha de Evangelização”. Ela se destina a despertar em todos a corresponsabilidade na missão evangelizadora da Igreja em nosso país.

Diante da missão a Igreja encontra sua razão de ser. A capacidade de evangelizar revela a autenticidade da Igreja. A Igreja verdadeira é aquela que consegue evangelizar. Os desafios da evangelização são ao mesmo tempo dificuldades, e oportunidades para a realização da Igreja.

Colocada no contexto do Advento, esta campanha nos permite constatar a importância da Evangelização. Sem ela, o Evangelho fica estéril, como semente armazenada no celeiro. Por mais que seja fecunda, se não é lançada ao solo, a semente continua preciosa, mas não desabrocha a vida que traz como potencialidade.

Assim o Evangelho. Por mais que ele seja um tesouro, se não for lançado no coração das pessoas, e no seio da sociedade, ele permanece estéril, aguardando a interação provocada pelo processo de fecundação que a Evangelização faz acontecer.

O tempo de Natal mostra bem a relação entre Evangelho e Evangelização. O Evangelho é o fato, o acontecimento, o nascimento do Salvador. A Evangelização é a divulgação do fato, que suscita o alvoroço dos pastores que estavam por perto e o longo peregrinar dos magos que vinham de longe. A Evangelização é o Evangelho em ação, no dinamismo de sua mensagem.

O tema deste ano é “Cristo é a nossa paz” (Ef 2,14). A paz é também tema apropriado para o tempo litúrgico do Advento, em ocorre a maior parte da Campanha da Evangelização. Os textos bíblicos do Advento são perpassados pela expectativa Daquele que nos traz a paz: quer em seu nome – Príncipe da Paz (Is 9,6).

No período, entre pessoas, famílias e na sociedade em geral, percebe-se um clima mais amistoso e de confraternização que apontam para a paz, um anseio de todos, dado o atual contexto.

Não acontece o Evangelho sem a Evangelização. Assim, a Igreja é chamada a testemunhar o Jesus Cristo na vida de todas as pessoas, evangelizando em todos os recantos de nosso país. Portanto, não conservemos escondida a riqueza do Evangelho, e façamos com que esta evangelização aconteça em nossa realidade eclesial.

É preciso abrir sempre mais os caminhos da Evangelização é hoje o desafio da nossa Igreja. Esta campanha, iniciada em boa hora, traz em seu bojo um objetivo bem maior do que angariar recursos financeiros.

Ela aponta a urgência de encontrar a maneira adequada de desencadear um novo processo de Evangelização, que coloque em ação o Evangelho confiado à Igreja.

É pela Evangelização que o Evangelho revela sua eficácia transformadora, e a Igreja realiza sua vocação e cumpre sua missão.

Neste terceiro domingo do advento faça sua parte: doe pelo bem da evangelização em nosso país.

Cristo e Maria

ORAÇÃO:

Pai Santo, quisestes que a vossa Igreja fosse no mundo fonte de salvação para todas as nações, a fim de que a obra do Cristo que vem continue até o fim dos tempos. Aumentai em nós o ardor da evangelização, derramando o Espírito prometido, e fazei brotar em nossos corações a resposta da fé. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

COLETA: No terceiro domingo do advento, dia 14 de dezembro de 2014, as comunidades são convidadas a promoverem generosa coleta para a sustentação das obras de evangelização da Igreja Católica. Com sua doação, multiplique as ações de graças a Deus (cf. 2Cor 9,12).

Mais informações pelo site da CNBB: www.cnbb.org.br  e  www.evangelija.com

Dom Vilson Dias de Oliveira, DC

Bispo Diocesano de Limeira