Mensagem de Ano Novo

contagemCom o término de mais um ano começamos a projetar novas metas, sonhos e desejos para o próximo ano. Mas antes de olharmos para frente, isto é, antes de começarmos a delinear nossos novos projetos para o ano vindouro é preciso olhar para trás, é preciso olhar para os eventos que se passaram no decorrer do ano que se foi. Desta forma podemos ser mais sensatos naquilo que vamos querer para este ano que vem chegando, assim poderemos perceber quais são as reais necessidades, quais são as motivações mais essenciais que devem nos nortear neste próximo ano, afim de que sejamos mais realizados no nosso projeto existencial, na concretização de uma vida mais feliz, que nos leve a encontrar e experimentar o sentido da vida. Este ano certamente foi um ano repleto de bençãos para todos nós, desde as pequenas coisas, onde Deus fala conosco como que sussurrando seu amor em nossos ouvidos, e por isso é que precisamos estar atentos aos menores sinais da manifestação de Deus, e até mesmo em fatos maiores onde realmente não há como duvidar, fatos que inclusive nos levam a exclamar: “Isto se deu por graça de Deus”, ou ainda, “Foi obra da divina providência”, enfim, Deus Pai cuida de tudo (Mt. 6,26). Em tudo podemos perceber que Deus esteve ao nosso lado, basta abrir nossos corações que são os olhos espirituais para reconhecer a presença de Deus que nunca nos abandona, ainda que nós por vezemos nos afastemos Dele. Mas, é olhando para trás que podemos identificar quais foram as vezes que nos afastamos de Deus, e, assim, nos redirecionarmos em nossa caminhada de fé, buscando-O com mais ardor e disposição, orientando nossos propósitos para que o nosso caminho de felicidade passe pelos planos de Deus para cada um de nós. Com relação ao nosso desejo de felicidade, lemos: “Todos nós, sem dúvida, queremos viver felizes, e não há entre os homens quem não dê o seu assentimento a esta afirmação, mesmo antes de ela ser plenamente enunciada” (CIC.1718). Sendo assim, todos os homens e mulheres anseiam pela felicidade, nossos projetos para o próximo ano revelam nossas expectativas que no âmago do homem expressam seu desejo mais profundo de ser feliz. Mas que tipo de felicidade almejamos? Devemos nos fazer este questionamento, e sinceramente dar uma respostas a nós mesmos, e diante desta resposta verificarmos o quanto ela é correspondente a real necessidade de felicidade do homem, isto é, devemos verificar se realmente nossos desejos podem saciar ou acrescentar algo a nós no sentido de que nos sintamos mais felizes, de modo que estejamos em maior sintonia com Deus, o Único capaz de nos preencher em plenitude. Que neste ano novo possamos em tudo encontrar a Deus, seja Nosso Senhor o modelo para cada um de nós, para que sejamos homens e mulheres inteiramente de Deus, e assim mergulhados na Graça possamos fazer a experiência de Deus mesmo nos momentos mais difíceis! O Papa Francisco nos ensinou em sua primeira homilia que o percurso para Deus se dá por meio de três vias: caminhar (como Abraão), edificar (a Igreja), confessar (Cristo). Creio que está seria uma interessante meta para nós cristãos, ainda que haja inúmeros exigências em nossos tempos não podemos desanimar, que no ano de 2014 e ao longo de toda nossa vida tenhamos a coragem de caminhar, edificar e confessar, conduzidos pelo Espírito Santo e dispostos a fazer a vontade do Pai, que a alegria do Senhor seja nossa força!

Sem. Luiz Gustavo

3º de Teologia