Jubileu de Prata

Pe. Osvaldo José de Oliveira Mendes

Padre

FAMÍLIA

Osvaldo José de Oliveira Mendes nasceu em Cruzeiro-SP no dia O3 de novembro de 1956. Filho de Oswaldo de Paula Mendes e Maria Dulcina de Oliveira Mendes. Possui cinco irmãos: Dulce Maria de Oliveira Mendes, Osmar José de Oliveira Mendes, Deise Aparecida de Oliveira Mendes, Denise Regina de Oliveira Mendes e Omir José de Oliveira Mendes.

Recebeu no dia de seu nascimento o Sacramento do Batismo na Matriz da Imaculada Conceição das mãos do Pe. Natal de Rosas. Aos quatro anos de idade recebeu o Sacramento da Confirmação das mãos de Dom. José Melhado Campos.

ESTUDOS

Iniciou o curso primário na Escola Estadual José Rodrigues Alves Sobrinho, conhecido como Terceiro Grupo. Fez o curso ginasial e colegial na Escola Estadual Oswaldo Cruz, conhecida Escola Normal. Ao terminar o Colegial prestou vestibular para o Curso de Direito na Faculdade de Direito de Taubaté, hoje Unital, concluindo em 1979.

De 1979 a 1981- Realizou trabalhos pastorais na Matriz da Imaculada. Em 1982-é aceito no Seminário diocesano iniciando seus estudos de Filosofia pelo Instituto de Filosofia dos Salesianos. Ao terminar seus estudos filosóficos iniciam-se seus estudos Teológicos pelo Instituto de Teologia dos Padres Deonianos conhecido como Conventinho em Taubaté. Neste período reside-se no Seminário em Aparecida.

MINISTÉRIO

É ordenado Diácono no dia 08 de maio de 1988 na Imaculada Conceição, onde no período de sua formação exerceu seus trabalhos pastorais. Exerceu seu Ministério diaconal na Catedral de Nossa Senhora da Piedade

Recebeu sua Ordenação Sacerdotal no dia 8 de janeiro de 1989 na Matriz da Imaculada Conceição em Cruzeiro, pelas mãos de Dom João Hipólito de Moraes. Durante o primeiro ano de ministério o realizou na Paróquia da Imaculada, como vigário paroquial de Monsenhor José Nunes Cardoso. Foi nomeado pároco da Paróquia de São Pedro e São Paulo tomando posse no dia primeiro de março de 1990, realizando seu Ministério nesta paroquia até o ano de 1999, quando foi nomeado pároco de Nossa Senhora da Conceição em Silveiras, permanecendo dois anos.

Ao voltar para Cruzeiro auxiliou a Paroquia de Santa Rita e São Sebastião, ao lado de seu pároco o Pe.Daniel de Oliveira. Com a transferência do Padre Daniel ,Pe Osvaldo foi nomeado Vigário paroquial da Imaculada Conceição, colaborando com o Ministério do Monsenhor José Benedito. Com a volta do Pe.Geraldo Ribeiro Luz para a Diocese, assumindo a direção da Paroquia São Pedro São Paulo, a pedido do Pe.Geraldo, Pe.Osvaldo foi nomeado vigário paroquial de São Pedro e São Paulo.

Devido a enfermidade do Monsenhor Geraldo, Pe Osvaldo foi nomeado por Dom Benedito Beni, como Administrador Paroquial. Com o falecimento de Monsenhor Geraldo Ribeiro Luz, Pe Osvaldo continuou a administrar a Paroquia, e foi nomeado Pároco desta comunidade, tomando posse no dia 16 de setembro de 2010.

HOMENAGEM

Nossa diocese muito se alegra pelo testemunho deste homem de Deus, sacerdote dedicado ao seu apostolado, que ao longo destes anos dá testemunho de um autêntico seguimento de Jesus Cristo, o Bom Pastor! Sabemos que “sem sacerdotes, de fato, a Igreja não poderia viver aquela fundamental obediência que está no próprio coração da sua existência e da sua missão na história – a obediência à ordem de Jesus : «Ide, pois, ensinai todas as nações” (cf. Exort. Pastores Dabo vobis – §1). Obrigado Padre Osvaldo pelos inúmeros ensinamentos transmitidos a todos nós, Povo de Deus, que juntos rendemos louvores a Nosso Senhor pelo dom de seu ministério nesta Igreja Particular de Lorena. Rogamos que a Virgem Santíssima interceda sempre por ti, por sua vida e vocação!

Sem. Gustavo Uchoa