Jesus quer conquistar os corações

Paz e bênção. Jesus quer conquistar os corações.

Os fariseus e os herodianos tecem um plano para matar Jesus. Assim terminara o Evangelho de ontem. Hoje, encontramos o Senhor se retirando para as margens do mar da Galileia: Mc 3,7-12. A multidão se aproxima e o toca, assim são curados.

O entusiasmo tomou conta dos que escutavam falar de Jesus e dos que com ele estavam, pois realizava prodígios. Muitos vão ao seu encontro. Jesus atrai as multidões para si e para o dom que quer lhes fazer. Foi para isso que curara a mão seca do homem: para poder acolher o dom da salvação, presente e atuante em Jesus. Ali, Jesus irá seduzir as multidões e conquistar os seus corações. Jesus ensina com carinho e cuidado, formando, assim, a sua comunidade, os seus discípulos, a sua Igreja.

O que São Marcos nos quer ensinar com o pequeno texto de hoje? Quer nos ensinar que a morte de Jesus – anunciada ontem – não é o fim de tudo, mas a realização da salvação para todos. A Igreja nasce da Cruz, e é uma pequena barca (3,9). O contato (o encontro) com Jesus cura os males (3,10). E é preciso lutar contra a tentação do sucesso (3,11-12), diametralmente oposta à atitude de humildade e pobreza de Jesus.

Bom dia. Abraço.

Dom João Inácio Müller,ofm