Jesus é o segredo do Reino de Deus

Paz e bênção. Jesus é o segredo do Reino de Deus.

João Batista é preso, mas a Palavra não é aprisionada. Jesus-Palavra caminha por estradas, lagos, barcas. Diz as primeiras palavras e chama discípulos: Mc 1,14-20. É o momento carismático, criança, cheio de frescor do Evangelho.

Por sua terra, Jesus andou, proclamando o Evangelho de Deus. A primeira característica de Jesus – segundo o Evangelho de Marcos – é a de um homem com força dentro que o obriga a partir, a deixar casa, família, vilarejo, tudo. Jesus é itinerante. Está em caminho. Sua casa? É a estrada.

A segunda característica: caminhava e proclamava o Evangelho de Deus, isto é: Deus como bela notícia. A notícia boa e bela que Jesus proclama é Deus, palavra que conforta a vida, Deus que liberta e faz florescer.

Jesus passa e deixa sementes de primavera, eco no qual vibra o sabor belo e bom da alegria: a felicidade é possível, outra história e outro mundo são possíveis, sonhados por Deus. E este homem parece conhecer o segredo.

A bela notícia que começa a correr pela Galileia é narrada assim: o reino de Deus – o mundo como Deus o sonha – é próximo. E isto porque Deus se aproximou, nos encontrou, está aqui. Mas qual Deus? Jesus mostra o seu rosto, desde o seu primeiro agir: liberta, cura, purifica, perdoa, tira barreiras, oferece plenitude de relações a todos, mesmo aos malvistos e excluídos. É Deus sábio em nascimentos, em vida.

Para acolhê-lo, sugere Jesus, ‘convertei-vos e crede no Evangelho’. É como se ele dissesse: voltai-vos para a luz, e a luz já está aqui. Crer no Evangelho: colocá-lo dentro, como vida, como estrada por onde caminhar.

Jesus caminha, sem pressa, e vê. Chama pescadores para andar com Ele. Farei de vocês pescadores de humanidade, buscadores de tudo o que de mais humano, belo, grande, luminoso cada filho e filha de Deus carrega no coração, dom do Criador. Isto vocês farão vir à luz, em cada pessoa.

Bom Domingo. Abraço.

Dom João Inácio Müller,ofm