Instituto de Teologia Bento XVI

institutoO Instituto de Teologia Bento XVI nasceu do encontro entre os anseios do bispo de Lorena, Dom Benedito Beni dos Santos, e do fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, por qualificar teologicamente os futuros padres diocesanos de Lorena. Após um período de diálogo e confecção de convênios entre a Diocese de Lorena e a Comunidade Canção Nova, o Instituto foi criado oficialmente em uma Missa Solene celebrada na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), no dia 31 de janeiro de 2011. Na ocasião, Dom Benedito Beni entregou o decreto de fundação do Instituto a Mons. Jonas Abib. O Instituto tem como nome “Bento XVI”, em primeiro lugar, como forma de prestar uma homenagem a este Sumo Pontífice, um dos maiores teólogos da atualidade. Além disso, tal nome indica a missão institucional do Instituto, ou seja, proporcionar uma rica formação teológica aos seminaristas da Diocese de Lorena e àqueles que, como padres, trabalharão em favor das finalidades evangelizadoras da Comunidade Canção Nova, bem como a outros estudantes, de modo que possam responder à altura das exigências da missão evangelizadora da Igreja. O Instituto é diocesano, e, por isso, tem como primeira autoridade o bispo da Diocese de Lorena. Ao mesmo tempo, a Comunidade Canção Nova, em parceria com a Diocese, assumiu o compromisso de administrar a vida desta instituição eclesiástica, de acordo com o convênio firmado por ambas as instituições.

MISSÃO INSTITUCIONAL

O Instituto Bento XVI tem por missão a formação intelectual, espiritual e pastoral dos seus alunos para que adquiram conhecimento amplo e sólido das ciências sagradas, em conformidade com a Doutrina Católica, sobretudo o exposto nas legislações e documentos eclesiásticos referentes à formação teológica dos fiéis, de modo que, tendo a própria fé nelas fundada e delas nutrida, tornem-se discípulos e missionários de Jesus Cristo e possam convenientemente anunciar a doutrina do Evangelho aos homens de seu tempo. Por meio desta formação segundo o Magistério da Igreja, sejam os alunos imbuídos de amor para com a Igreja de Cristo, adiram com caridade humilde e filial ao Romano Pontífice, sucessor de Pedro, unam-se ao próprio Bispo Ordinário como fiéis cooperadores e colaborem com os irmãos na implantação do Reino de Jesus Cristo.

PERSPECTIVA TEOLÓGICA

O Instituto de Teologia Bento XVI tem como linha teológica aquela advinda da Sagrada Escritura, da Sagrada Tradição e do Magistério da Igreja. Toda reflexão teológica no Instituto deverá contemplar estas três dimensões, proporcionando ao aluno uma formação segundo o pensamento da Igreja. As demais linhas teológicas poderão ser contempladas a título de conhecimento, complementaridade e comparação de conteúdo teológico.