I Fórum das Pastorais Sociais da Diocese de Lorena

Dia 18 de novembro de 2017 foi um dia marcante para a diocese de Lorena: aconteceu o I Fórum das Pastorais Sociais, no Centro de Evangelização – Lorena, com o tema: “Pastorais Sociais, protagonistas da esperança”. Foi uma manhã de grandes descobertas e representatividade. Estiveram presentes coordenadores diocesanos e agentes das pastorais sociais ativas em nossa diocese: do Menor, Carcerária, da Criança, da Sobriedade e Campanha da Fraternidade. Também participaram representações da Pastoral da AIDS/DST, com a presença do secretário de Cultura Roberto Bastos Junior (Toto), da Sociedade São Vicente de Paulo e EMAUS. Momento oportuno para falarem sobre as ações concretas que realizam atualmente, cada qual na sua realidade.

O Fórum foi aberto pela presidente da Cáritas, Maria Angélica Nogueira, seguido de D. João Inácio. Nosso bispo falou sobre o que são pastorais sociais e, ao final, lançou a semente para o trabalho de grupos, baseado em Lc 7, 22: “Ide e dizei a João o que viste e ouviste, os cegos recuperam a vista, paralíticos andam, leprosos são purificados e surdos ouvem, mortos ressuscitam e a pobres anuncia a boa nova”, com a seguinte questão:

E nós, o que podemos dizer? Quais são os sinais da nossa esperança? Qual a visibilidade da nossa fé? Onde promovemos a vida? Para quem somos sinais de esperança?

Após o momento dos grupos, os secretários dos mesmos expuseram as suas reflexões, trazendo luz sobre o que tem sido feito hoje e o que pode ser melhorado para o amanhã, em especial a necessidade de fortalecimento dos agentes sociais nos contextos humano, político e espiritual e no despertar de novos agentes.

D. João Inácio encerrou o fórum anunciando e fazendo o convite para o Fórum Estadual das Pastorais Sociais, que acontecerá em Lorena, no dia 05 de maio de 2018.

O arquivo da palestra de Dom João Inácio encontra-se disponível neste link para download em formato Microsoft PowerPoint (.ppt) e em PDF (que possui maior compatibilidade).

“Perguntaram a determinada mulher a qual dos filhos ela mais amava. Ela, como mãe, respondeu: ao mais triste até que sorria, ao mais doente até que sare, ao mais distante até que volte, ao mais pequeno até que cresça”.
Provérbio Chinês – citado por D. João Inácio