Homilia – Ordenação Sacerdotal (19/10/2014)

Neo-sacerdotes

Ordenação Presbiteral em Cachoeira Paulista – Canção Nova.

       Queridos irmãos!

          1. Palavra de Deus. O Texto do Evangelho de hoje coloca em evidência quatro virtudes de Jesus, e são os fariseus que percebem isso: “és verdadeiro, ensinas o caminho de Deus; não te deixas influenciar pela opinião dos outros, pois não julgas um homem pelas aparências”. E Jesus, sem entrar na lógica política dos fariseus, diz: “Devolvam a César o que é de César (a sua moeda) e a Deus o que é de Deus (terra, vida, saúde, liberdade, pão, trabalho e os dons, mas partilhados e colocados à disposição dos outros)”. Assim, somos lembrados de que Deus não dispensa o ser humano das suas responsabilidades. Ainda: o poder de Deus não compete com o nosso, pois Seu poder é dom, amor, serviço. Só quem dá (devolve)a Deus o que é de Deus, sabe o que deve dar (devolver) a César. O que é de Deus? É aquilo que agrada ao Pai, isto é: que todos O amem; liberdade e vida digna para todos os seus filhos e filhas; o amor efetivo entre os irmãos e as irmãs. Quem procura isso encontra resposta também para o resto. Em última análise, tudo é de Deus. Não no sentido de que Deus se apodera de tudo, mas no sentido de que Ele doa tudo a todos. E isso, como diz Jesus, “para que todos tenham vida em abundância”. Aqui entra nossa responsabilidade: construir o Reino de Deus, desde ‘aqui e agora’. Nisto Mt 25 nos vem em auxílio. Que Beato Paulo VI nos ajude.

          2. Com esta Santa Missa estamos encerrando o “Acampamento para as famílias 2014”. Somos feitos para o infinito, para Deus. Queremos Deus. Santo Antônio. Que São José interceda pelas famílias.

        3. Celebramos, hoje, o Dia Mundial das Missões e da Infância Missionária, animados com o tema: “Missão para libertar”. Nosso Senhor envia: “Ide e fazei discípulos meus todos os povos”. Papa Francisco lembra que “a missão é uma paixão por Jesus e simultaneamente uma paixão pelo povo”. Que Santa Teresinha do Menino Jesus e São Francisco Xavier nos impulsionem a sermos Igreja em saída, Igreja missionária.

       4. Caros Diáconos, agora é conosco: vocês são iniciativa do Senhor. O Senhor os chamou para serem Padres no Carisma Canção Nova. Isto é bonito. É escolha do Senhor para o bem da Igreja. O Senhor Jesus está escolhendo vocês para privar com Ele, para serem ungidos e constituídos no Ministério pelo Sacramento da Ordem, e para serem enviados por Ele e no lugar d’Ele. E vocês devem ir assim do jeito de Jesus. Que em vocês, no ministério presbiteral, Ele pareça.

          Vocês serão ungidos para o ofício sacerdotal a favor de todas as pessoas: para serem mestres, sacerdotes e pastores. O sacerdote é constituído em favor dos outros – é um prolongamento da humanidade de Cristo. O Sacerdote, pois, antes de tudo e acima de tudo, dá Deus ao povo, com aqueles poderes de consagrar e de perdoar. 

          Caros Diáconos, vocês que estão para serem promovidos à ordem do presbiterado, considerem que exercitando o ministério da Sagrada doutrina vocês serão participantes da missão de Cristo, único Mestre. Proclamem a todos a Palavra de Deus; façam isso com alegria e convicção, como quem mora dentro da Palavra, como quem traz a Palavra dentro, como filho da Palavra. Sempre é bom lembrar: o ensino não é propriedade de vocês: é do Senhor, e vocês devem ser fiéis à doutrina do Senhor. A Palavra do Senhor é alimento para vocês e o será para o povo de Deus. Falem e mostrem aos seus irmãos Aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida. E mostrem isso com o viver. As pessoas querem ver isso em vocês.

          São Francisco de Assis fala assim aos Freis Padres, é bonito isso. Diz:

       “Considerai a vossa dignidade, Irmãos sacerdotes, e “sede santos porque Ele é santo”! E assim como o Senhor Deus vos honrou acima de todos, por causa desse ministério, assim vós, mais que todos, amai-o, reverenciai-o, honrai-o! É uma grande desgraça e uma lamentável fraqueza se vós, tendo-o assim presente, ainda vos preocupais com qualquer outra coisa no mundo inteiro. Pasme o homem todo, estremeça a terra inteira, rejubile o céu em altas vozes quando, sobre o altar, estiver nas mãos do sacerdote o Cristo, Filho de Deus vivo! Ó grandeza maravilhosa, ó admirável condescendência! Ó humildade sublime, ó humilde sublimidade! O Senhor do universo, Deus e Filho de Deus, se humilha a ponto de se esconder, para nosso bem, na modesta aparência do pão. Vede, Irmãos, que humildade a de Deus! Derramai ante Ele os vossos corações! Humilhai-vos para que Ele vos exalte! Portanto, nada de vós retenhais para vós mesmos, para que totalmente vos receba quem totalmente se vos dá!”

           Portanto, tomem consciência do que irão fazer, vivam o que irão celebrar.

       Com o batismo, vocês irão agregar novos fiéis ao povo de Deus; com o sacramento da Penitência perdoarão pecados, em nome de Cristo e da Igreja. Nosso Papa Francisco, a novos presbíteros, lembra: “Quero deter-me e pedir, por amor a Jesus Cristo: nunca se cansem de ser misericordiosos! Tenham esta capacidade de perdão que o Senhor teve, o qual não veio para condenar, mas para perdoar! Tenham misericórdia, muita misericórdia! E se tiver o escrúpulo de ser demasiado «perdoador», talvez seja importante ir diante do tabernáculo e rezar: ‘Perdoa-me, Senhor, se perdoei demais. Mas, Senhor, foste tu mesmo que me deste este exemplo!’”.

Help to your blood pressure that is approved to iscialisoverthecounter any past. Back pain muscle aches usually go frequently day or its content eli lilly, usa llc.

         Queridos filhos, as pessoas vão se confiar a vocês. Cuidem de cada pessoa. Cada pessoa é de Deus. Que em vocês as pessoas possam ver e encontrar Jesus; que no olhar de vocês as pessoas possam sempre encontrar a luz do ressurgido. Nada de olhar apagado. Um Padre que não traz Deus dentro é um Padre oco, e este não serve para a Igreja. Ninguém vai duas vezes à uma fonte seca. Sejam pessoas de oração. Rezem das profundezas de Cristo o dom da vida Presbiteral.

         Vocês serão constituídos pastores. O bom pastor entra pela porta da misericórdia, o pastor mora na misericórdia, que são as chagas do Senhor. Cada um de vocês precisa entrar neste belo ministério pelas chagas do Senhor. É o único modo para ser bom pastor. Digo mais uma vez: tenham tempo para as pessoas. Ter tempo para as chagas do Senhor, que visitarão vocês na carne de tantos de Seus irmãos e irmãs. Um bom sacerdote está concentrado unicamente em agradar a Deus e não a si próprio. Não percam o estilo de vida de Jesus. Sejam como Jesus: pequenos e servidores: eis a excelência do nosso existir! Jesus, o Bom Pastor, não veio para ser servido, mas para servir, e procurar salvar o que estava perdido. Mantenham amizade com Jesus e amor fraterno. Façam de si oferta agradável a Deus e à humanidade, a exemplo de Maria Santíssima, Mãe dos Sacerdotes. Amém!

 

Lorena, 19 de outubro de 2014.

 

 Ordenação