Feliz Natal!

christmas-ps3-wallpaper-9Todos os anos, no dia 25 de dezembro, comemora-se o Natal. Essa data tão festiva possui um significado muito profundo, porque diz de um Mistério insondável. Natal significa nascimento, mas não o nascimento de uma pessoa qualquer, mas de Jesus, o Cristo, Filho de Deus encarnado.

Comemorar o natal, não se trata de fazer memória de um simples evento, ou simplesmente relembrar o nascimento de uma pessoa importante, famosa aos moldes que a sociedade vem se acostumando. Mas, trata-se do evento da Redenção, é de fato um momento que traz em si um significado insondável, que talvez mesmo que se contemple diariamente seu significado e se buque por meio de teorias explicar, ou expressar em palavras seria impossível ser esgotado. Por isso mesmo que todos os anos comemora-se tal importante data, para que cada vez mais se mergulhe no Mistério.

O que se sebe com certeza é que nessa data, à aproximadamente 2000 anos atrás, o Mistério tornou-se evento, o Eterno adentrou no tempo, o Infinito se fez finito, o Divino tocou o humano e o Verbo se fez Homem, para ensinar a todos o dom de Amar. Portanto, nessa data o próprio Amor mostrou-se àqueles que por ele são amados, para ensinar que o maior de todos é aquele que ama.

Com sua encarnação o Filho de Deus ensinou o que é amar. Atualmente muito se fala em amor, mas pouco se vive. Poucos compreendem o sentido dessa palavra, que hoje foi reduzida a um amontoado de expressões sentimentalistas sem profundidade, retomados utopicamente nas datas festivas. O amor que hoje se vive, se é que assim pode ser chamado, é condicionado, egoísta e individualista. Com sua encarnação a Palavra de Deus é novamente dirigida a humanidade e com suas atitudes mostra o que é Amar.

Amar é entregar-se, esvaziar-se de si, em vista do amado. Para tal ação se faz necessário a humildade, o que Jesus, Filho de Deus, o Senhor, o Rei muito ensinou, pois seu nascimento foi grande expressão de humildade. Nascido em uma manjedoura mostrou simplicidade, pequeno e frágil se fez limitado e dependente, e ao lado dos seus foi construindo sua história de amor e entrega, amando e sendo amado por aqueles que com ele contemplaram os caminhos da existência. Descobriu que o viver ganha seu sentido no amar, mesmo quando viver essa dinâmica signifique morrer para si, como ele mesmo um dia disse: “Não há maior prova de amor do que dar a vida pelos seus”.

Talvez hoje viver essa dinâmica de mortificação é dar o perdão mesmo quando o orgulho é uma barreira hipoteticamente intransponível, é ir em direção ao outro quando esse não favorece, é buscar amar mesmo quando o outro pareça não ser merecedor. É deixar do egoísmo, para que o amor seja e aconteça. Assim, a dinâmica do natal acontecerá de fato, pois nessa data comemorada em todo mundo, Deus voltou a caminhar com seus amados no jardim da existência. Portanto, faça com que seu natal seja uma data especial, de um presente a si mesmo, e busque viver o amor, a reconciliação, a fraternidade, e presentei com sua felicidade o verdadeiro aniversariante, Jesus Cristo, que nasce a cada momento nos corações que voltam a amar.

Feliz Natal!

1. por Diego Novaes