DOMINGO DO BOM PASTOR

famíliaA liturgia da Palavra deste quarto Domingo da Páscoa é um convite de Deus a todos os batizados e batizadas. Tal convite consiste no reconhecimento de Jesus como Senhor e Cristo. O senhorio de Jesus se revela a nós na mais pura gratuidade da entrega de sua vida, num amor verdadeiramente oblativo. Diante deste encontro querigmático com o Senhor, que vem ao nosso encontro e nos chama pelo nome, somos envolvidos pela certeza de que Ele ressuscitou verdadeiramente, e assim cada batizado pode convictamente afirmar: Jesus Cristo “é o pastor que me conduz, para as águas repousantes me encaminha”! (Sl.22).

Na primeira leitura ouvimos a promessa de Deus: “vós recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2,38). Sendo assim, diante de Deus todo batizado torna-se apto para seguir o modelo de seu Senhor, isto é, torna-se participante dos mistérios de Cristo. Pelo batismo todo fiel recebe o tríplice múnus a fim de que possa exercer à missão de Jesus Cristo. Portanto, tornamo-nos sacerdotes, profetas e reis. Como colaboradores de Deus somos capacitados pelo dom do Espírito Santo e ouvindo a voz do Bom Pastor sabemos quais caminhos devemos trilhar. Mais ainda, ouvindo o Senhor podemos também nós indicarmos caminhos, afinal, todos são chamados a ser pastores e pastoras, seguindo o exemplo de Jesus Cristo, cada qual segundo seu estado de vida, para que assim todos possamos ser agradáveis a Deus.

É para sermos agradáveis, isto é, para uma vida de santidade que “fostes chamados” (1 Pd 2,21), afirma o apóstolo. E, de fato, se queremos viver uma vida segunda a vontade de Deus é preciso ouvir a voz do Pastor, Ele nos chama constantemente! O chamado – em latim “vocare”, que significa “chamar” – não é dádiva de Deus para alguns, é convite universal. Todos os homens e mulheres são vocacionados à santidade! Em meio a tantos apelos contraditórios que ouvem-se em nosso mundo, como convites de felicidade fácil, valores contrários ao Evangelho, e tantas vozes ilusórias que, por vezes, tentam enganar e seduzir as ovelhas do redil de Cristo, devemos nos voltar constantemente “ao pastor e guarda de vossas vidas.” (1 Pd 2,25).

bom pastor

O Senhor nos ensinou sobre o Verdadeiro Pastor: “as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.” (Jo 10,4). Portanto, como ovelhas do rebanho de Cristo, precisamos aprender a ouvir aquilo que o Senhor tem a nos dizer, devemos ser dóceis e atentos às palavras de vida plena que somente Jesus Cristo pode nos comunicar. Somente ouvindo a voz Daquele que nos chama pelo nome, deixando-se guiar por Aquele que caminha a nossa frente, teremos a certeza da escolha certa, de que caminhamos seguindo seus passos no anúncio e edificação do Reino de Deus.

Com Jesus temos a certeza da vida, pois Ele diz: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Ele chama a todos para o serviço do Reino, para doar a vida com amor e gratuidade, tornando-se exemplo de santidade. Todo Povo de Deus é chamado a imitar seu Senhor! Sejamos, pois, geradores de vida, não tenhamos medo de responder à nossa vocação.