Dom Orlando Brandes: ” a família está na bíblia desde a primeira página”.

18788612_945174502305022_2010814596_n

Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida -SP, na manhã de sábado, esteve no Santuário de Dom Bosco, em Lorena (SP), para falar sobre o Amor na Família, que foi abordado no documento do papa Francisco Amoris Laetitia. “O casal é a imagem do sacramento da unidade. Deus casa com a humanidade” , disse Dom Orlando que ressaltou que o povo não está determinado a casar.

Participaram da formação, que foi organizada pela coordenação de pastoral da Diocese de Lorena, os representantes do seminário diocesano, os religiosos e novas comunidades reconhecidas e também aqueles que trabalham na pastoral com as famílias: pastoral familiar, OVISA, equipes de Nossa Senhora.

Dom Orlando falou também sobre a crise na família: “a crise da família vem da crise da fé. A maioria casa sem fé”, declarou. Nos tempos atuais a família está passando por transformações e muito do que se ensinava de pais para filhos sobre a fé está sendo esquecido. E com isto muitas pessoas quando se casam desconhecessem a importância do sacramento, que segundo catecismo da Igreja é o pacto matrimonial pelo qual o homem e a mulher estabelecem entre eles a comunidade [comum unidade] por toda a vida, por sua própria natureza ordenado ao bem dos esposos   e a procriação e educação dos filhos, entre os batizados foi elevado por Cristo Senhor a dignidade de Sacramento” (CIC §1601). É no sacramento que a família torna-se consagrada.  “A família é citada desde a primeira página da bíblia” segundo dom Orlando, que afirmou ainda que os casais são o ícone da igreja diante do Amor de Deus.

Esteve presente na formação Dom João Inácio, nosso bispo diocesano, que também falou aos presentes. A continuidade desta reflexão será no dia 17 de junho de 2017, no auditório da UNISAL, com padre Rinaldo Resende, especialista em matrimônio e família, que tratará do Capítulo VI da AMORIS LAETITIA.

18815903_945174558971683_1530633966_n

Formação sobre Amoris Laetitia com Dom Orlando Brandes