Deus quer salvar você e todos

Paz e bênção. Deus quer salvar você e todos.

É intrigante a escolha que Jesus faz de conversar com as pessoas por meio de parábolas, comparações, exemplos tirados da natureza, contos. Com criatividade, inventa e se serve de cada comparação e estória! E por que Ele faz isso? São Paulo ajuda e diz: ‘Deus quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade’ (1Tm 2,4).

Sabemos que a vinda de Jesus, o Filho de Deus, a esta terra – sua Encarnação e toda a missão redentora -, é por amor. Diz Jo 3,16: ‘Deus amou de tal forma o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele acredita não morra, mas tenha a vida eterna’.

Sabemos, e isto é lamentável, que mesmo assim, alguns não ouvem ou não entendem ou não acolhem a Palavra de Deus. Na verdade, é preciso aproximar-se de Jesus e pôr-se atrás dele como discípulos e discípulas, para captar o mistério do Reino e da vida. É só acolhendo Jesus que se pode acolher a sua palavra. Aos que seguem Jesus é dado conhecer os mistérios do reino dos céus. Os seus olhos se embevecem na visão daquilo e daquele que os profetas e os justos quiseram ver e não viram, ou vir e não ouviram.

Nem todos conseguem colher e acolher o significado de um fato. Ver um fato é importante, mas pode ser trágico. É a situação dos que viram e não creram. Não ver um fato, mas crer no seu significado, é salvador. O mais importante no ser humano não é ‘ver’; o ser humano é alguém capaz de ‘ler’ a realidade. Todo acontecimento é um sinal; todo sinal contém um significado; o sinal só é significativo para quem o entende. A fé é justamente essa leitura que, vendo e acolhendo o significado, acolhe o fato.

Bom dia. Abraço.

Dom João Inácio Müller, ofm

Bispo de Lorena – SP