Deus confia em nós: agracia-nos com talentos

Paz e bênção. Deus confia em nós: agracia-nos com talentos.

O ‘talento’ é o amor que o Pai tem por mim que precisa multiplicar-se em minha resposta de amor aos irmãos e irmãs. Precisamos aprender a cuidar dos talentos. Deus concede graças e sai de cena. Confia-nos o mundo, com algumas poucas instruções e toda a liberdade. Mas dá uma regra: cultiva e guarda, ama e multiplica a vida.

A parábola dos talentos (Mt 25,14-30) chama atenção quanto ao ficar acomodados, e nada a fazer. Não estamos no mundo para nada ou pouco realizar. O medo nos faz perder a vida. Muitas vezes renunciamos a vencer pelo medo de podermos perder! Quem não investe o talento, perde; quem não ama, não vive. O medo é péssimo conselheiro. Ao invés de conduzir-nos à glória, empurra-nos para as trevas, ao invés de dar-nos a confiança para entrar no amor do Pai, nos faz correr para fora, para longe dele. Vale a pena desvencilhar-se do medo e lançar-se a uma espera ativa de Jesus, lutando para espalhar o bem.

O Evangelho nos ensina três passos fundamentais para o crescimento humano: 1) não ter medo, 2) não fazer medo, 3) libertar do medo. E, em absoluto, nada de ter medo de Deus.

Ao que realizamos é acrescido e multiplicado. Somos enviados a restituir, e Deus acrescenta mais vida. De Deus vem uma espiral de amor. Somos criados para dar mais e mais, assim como Deus. O que Deus nos pede é caminhar com fidelidade a mim mesmo. Nada de eu me negar e negar quem sou, com minhas capacidades. Tudo e todos são talentos de Deus para nós pessoas, para todas as pessoas. Cada um é talento de Deus para os outros.

Quem está casado poderia dizer assim: ‘Eu acolho você, como meu talento, como o presente mais lindo que Deus me fez’. O esposo deve dizer isso à esposa. A esposa deve dizer isso ao esposo. Os amigos devem dizer isso, uns aos outros: você é meu talento. E o meu trabalho será cuidar de você, ajudar você a florir, agora e na eternidade.

A essência do amor está em, delicadamente, conduzir o outro a se tornar o melhor que pode. O amigo é gerador do melhor do outro. E Deus é assim.

Hoje é o Dia do pobre, proclamado pelo Papa Francisco. Convido você a visitar o site de nossa Diocese. Ali está a mensagem do Papa para este Dia e as orientações do Bispo para o belo celebrar deste Dia.

Bom Domingo. Abraço.

Dom João Inácio Müller,ofm

Bispo Diocesano de Lorena SP