Congresso Missionário de Seminaristas

Entre os dias trinta de abril e três de maio de maio de 2015, em Jundiaí, aconteceu o 1º CONGRESSO MISSIONÁRIO PARA SEMINARISTAS DO REGIONAL SUL1 DA CNBB. O evento teve como tema: “Presbíteros missionários para uma Igreja em saída!”. Na ocasião, vários seminaristas fizeram-se presentes para representar suas respectivas dioceses, e juntos refletiram a importância da atuação missionária da Igreja, afinal, como ensina o Decreto Ad gentes: “A Igreja peregrina é, por sua natureza, missionária.” (AD.02).

Em nome de nossa Diocese participamos deste Congresso (Gustavo Uchoa, 4º ano de teologia; Leandro Lemes, 3º ano de teologia), a fim de conhecer e compreender melhor as diversas atividades de evangelização em chave missionária. Sendo assim, contamos com a assessoria do Pe. Jaime Patias, secretário nacional da Pontifícia União Missionária. Sua fala decorreu sobre: 1. Fundamentos e desafios da missão; 2. Conversão eclesial para uma Igreja em saída; 3. Animação e cooperação missionária; 4. Sujeitos da cooperação missionária (Organismos, Obras, Comissões), todo este conteúdo colaborou imensamente com nosso aprofundamento.

Além das formações tivemos outros momentos enriquecedores: celebrações, partilha de experiências (testemunhos), e, propriamente, a realização de uma tarde de missão na Paróquia Santo Antônio de Lisboa. Vale ressaltar a acolhida da Diocese de Jundiaí, na pessoa de seu bispo, Dom Vicente Costa, que tão fraternalmente nos acolheu; do mesmo modo, os seminaristas que com grande qualidade organizaram este Congresso, fazendo-se solícitos e aplicados para o bem decorrer de todo o evento. Só temos que agradecê-los por tantos cuidados!

Por fim, houve a eleição dos seminaristas representantes da nova coordenação do Conselho Missionário dos Seminários do Estado de São Paulo, nos seguintes cargos: Coordenador – Erickson Ramos; Secretário – Aldair Alves; Tesoureiro: Fábio Donizetti; Assessor de comunicação: Raphael Felipe Silva. Novamente parabenizamos os eleitos, fazemos voto que seja fecundo este ofício assumido em favor da Igreja! Muitos são os desafios que sobressaem em nosso cotidiano, entretanto, rezemos uns pelos outros, não desanimemos em nossa caminhada vocacional. Que no futuro possamos ser “Presbíteros missionários para uma Igreja em saída!”.

“De fato, os que mais desfrutam da vida são os que deixam a segurança da margem e se apaixonam pela missão de comunicar a vida aos demais” (Evangelii Gaudium, n.10)