pascom - lorena

A Pascom é um eficaz instrumento, para que, a Igreja cumpra sua missão de evangelizadora, por todos os meios comunicacionais possíveis, gerando também o espírito de comunhão e unidade.

A comunicação para a Igreja é algo fundamental. Pois comunicar a Boa Nova diz da missão primeira e de sua natureza. Nessa perspectiva a ação comunicacional da Igreja e suas práticas comunicativas devem ser bem realizadas e experimentadas, para que, assim, a Boa Nova alcance eficazmente a todos. Da reflexão dessa verdade, da necessidade de uma boa compreensão do que é comunicação e da certeza da necessidade dessa, nas comunidades, surge no seio da igreja a Pastoral da Comunicação (PASCOM), que deve ocupar um lugar específico na atuação pastoral, para que se torne “um eixo transversal de todas as pastorais[1], isso porque ela é uma ferramenta de articulação da vida e das relações comunitárias.

É de suma importância saber que a ação da PASCOM, só alcança seu real sentido à medida que promove a Evangelização, por meio de todas as vias possíveis.  Portanto, a pascom tem como finalidade promover a comunhão e a Evangelização, fazendo ecoar a Boa Nova, em todos os lugares.

Atualmente muitas são as necessidades relacionadas a Comunicação na Diocese de Lorena. Hoje se faz necessário que a Pascom dinamize as informações internas da Diocese, articular as comissões e setores, para que, a Igreja Particular de Lorena evangelize por todos os meios possíveis, inclusive nas novas vias de comunicação que surgem.

Diante das mudanças ocorridas na sociedade, no que diz respeito a dimensão comunicacional, a pascom vem sendo cada vez mais necessárias tanto a nível diocesano quanto paroquial. Esta pastoral,

[…] não se limita a ações isoladas, como a produção de murais, boletins e jornais impressos, programas de TV e rádio, construção de sites, blogs e outros meios. Tudo isso deve fazer parte de uma politica global que gere comunhão e interatividade, alicerçada em quatro eixos: 1) formação, 2) articulação, 3) produção e 4) espiritualidade, que são dimensões do projeto nacional da Pascom. A Pascom, deve ser sustentada por esses eixos, deve incentivar a reflexão e estimular ações com sentido comunicativo, que conduzam a comunhão e à ação evangelizadora[2].

Apenas uma articulação sustentada por tais eixos é que a Pastoral da Comunicação conseguirá cumprir sua missão de evangelizadora como um eficaz instrumento da Igreja nesses tempos em que surgem novas realidades que necessitam da presença evangelizadora da Igreja, como afirma João Paulo II, na Redemptoris Missio:

O primeiro areópago dos tempos modernos é o mundo das comunicações, que está a unificar a humanidade, transformando-a — como se costuma dizer — na ‘aldeia global’. Os meios de comunicação social alcançaram tamanha importância que são para muitos o principal instrumento de informação e formação, de guia e inspiração dos comportamentos individuais, familiares e sociais. Não dá para ignorar o crescente número de pessoas que se atualizam e se informam pela internet[3]

[1] CNBB Doc. 99, §244, p. 191

[2] CNBB Doc 99, p. 194-195

[3] Redemptoris Missio, §37

____________________________________________

Site dvg

Anúncios e publicações no site da Diocese de Lorena

Para anunciar uma notícia/evento é simples.

Envie o texto do encontro com uma foto (evite pegar da internet, para evitarmos problemas com direitos autorais) para o email:

site@diocesedelorena.com

Lembrando que:

• O texto deverá ter um título não muito longo, nem curto demais.
  • O corpo do texto no caso do evento deve tentar responder as perguntas: O que?Como?Quando?Onde?Por que?
  • Pedimos também que no título, se acrescente o nome da paróquia e cidade, para ficar melhor indexado pelos motores de busca.
  • Ou se o evento ou notícia, for de nível diocesano, acrescente o nome do movimento e a cidade.
  • Se tiver material do encontro digitalizado como cartazes e banners, são bem vindos também.
  • As informações devem ser encaminhadas com antecendência para a equipe, para que seja programado a publicação.
  • Caso seja um evento ou uma reunião extraordinária, que exija uma publicação rápida, queira por gentileza nos informar.
  • Favor informar no e-mail o responsável direto pelo evento, ou pela notícia para, que assim, possamos em caso de dúvidas, entrar em contato com o mesmo.

Após publicarmos a matéria no site, automaticamente faremos uma chamada na Page da Diocese.

Quaisquer dúvidas, por gentileza, nos envie sua pergunta por e-mail que procuraremos responder o mais rápido possível.

Agradecemos desde já a colaboração, sinta-se parte dessa equipe.