“Comunicação é relação, relação é comunicação”.

(Dom Leonardo Ulrich Steiner)

comunicacaoA comunicação é um dom de Deus. E, o homem desde sua criação e concepção é dotado de tão precioso atributo.

O ser humano é naturalmente chamado a comunicar-se com a realidade que o circunda. Sua existência em si já é comunicação, pois é a expressão de seu ser compartilhado no mundo. Comunicação é isso, é compartilhar um dom pessoal com toda a realidade circundante.

Ao se comunicar, o indivíduo é levado a relacionar-se, por isso que, como afirma Dom Leonardo Ulrich Steiner, “Comunicação é relação; relação é comunicação”. Portanto, o homem como um ser relacional é naturalmente um ser de comunicação. Quem se comunica obviamente transmite algo a alguém, seja sentimentos, pensamentos, objetivos, ou uma simples informação.

A Igreja é também chamada a se comunicar com o mundo, entretanto, o conteúdo que ela transmite, não se trata de uma simples mensagem, ou uma informação qualquer, mas o conteúdo por ela transmitido é o próprio Cristo Jesus, a Boa Nova do Pai. Percebe-se então que “Comunicar é Evangelizar[1], é compartilhar com o mundo a Boa Nova do Reino, a Salvação.

Assim sendo, a comunicação para a Igreja é algo fundamental. Pois comunicar a Boa Nova diz da missão primeira e de sua natureza. Nessa perspectiva a ação comunicacional da Igreja e suas práticas comunicativas devem ser bem realizadas e experimentadas, para que, assim, a Boa Nova alcance eficazmente a todos. Da reflexão dessa verdade, da necessidade de uma boa compreensão do que é comunicação e da certeza da necessidade dessa, nas comunidades, surge no seio da igreja a Pastoral da Comunicação (PASCOM), que deve ocupar um lugar específico na atuação pastoral, para que se torne “um eixo transversal de todas as pastorais[2], isso porque ela é uma ferramenta de articulação da vida e das relações comunitárias.

É de suma importância saber que a ação da PASCOM, só alcança seu real sentido à medida que promove a Evangelização, por meio de todas as vias possíveis.  Portanto, a pascom tem como finalidade promover a comunhão e a Evangelização, fazendo ecoar a Boa Nova, em todos os lugares.

Consciente da necessidade de uma boa articulação e animação dos processos e meios dCartaz lançamento PASCOM - Copiae comunicação, nossa Diocese, por meio da Comissão da Pastoral da Comunicação, iniciou um processo de reestruturação e organização da mesma, para uma articulação mais eficaz, que alcance os objetivos apresentados pelo Documento 99 da CNBB.

Para isso, iniciamos no dia 17 de maio, dia Mundial das Comunicações, uma nova etapa para a Pascom Diocesana. A Pastoral da Comunicação está presente e ativa em nossa Diocese e se coloca à disposição de todas as Pastorais, Grupos e Movimentos, para juntos melhor articularmos as ações comunicativas e fazermos com que a evangelização chegue a todos.

Para uma melhor articulação da Pascom na Diocese, essa será realizada por setores e seguirá a seguinte ordem:

SETOR

MÊS

Cruzeiro

Maio

Lorena

Junho

Cachoeira Paulista

Julho

Vale Histórico

Agosto

Estância Climática

Setembro

Enfim, uma boa comunicação é algo de extrema importância, e é essencial à nossa missão, para isso, nos colocamos a disposição para auxiliar em todas as iniciativas relacionadas à essa área, desde a implantação e formação da pastoral da comunicação, até a formação dos agentes de outras pastorais que desejarem. Nos colocamos a disposição de todos os que desejarem auxílio na divulgação de suas atividades e iniciativas pastorais. Para isso, contamos com o site da diocese, as redes sociais e a rádio da Canção Nova, no programa voltado a pascom.

Segue nossos principais endereços:

• diocesedelorena.com
  • pascom@diocesedelorena.com
  • fb.com/diocesedelorena
  • @diocesedelorena
  • twitter.com/diocesedelorena
  • Rádio Canção Nova AM 1020 – Programa Pascom às 19:00 hs

Contate-nos, e faça parte dessa novidade.

Desde já agradecemos a atenção, e seja bem-vindo a uma nova forma de ser Igreja.

A Pastoral da Comunicação se renova

para deixar você mais conectado à Diocese de Lorena.

_________________________________________________________

[1] Doc. 99