Ciência e sabedoria devem caminhar juntas, recorda Papa Francisco

Vaticano, 23 Out. 17 / 02:30 pm (ACI).- No mesmo dia em que o Papa Francisco recebeu em audiência no Vaticano Teófilo III, Patriarca greco-ortodoxo de Jerusalém, teve também um breve encontro com uma delegação da Universidade de Tel Aviv.

O Papa se referiu à educação como “uma das tarefas mais importantes e delicadas, porque quer formar a pessoa em sua plenitude”.

Para isso, “são necessárias experimentadas habilidades profissionais e técnicas, mas também empatia e sensibilidade humana, a fim de estimular um diálogo sincero com os estudantes e favorecer sua formação, tanto como pessoa como no futuro profissional em suas respectivas áreas de estudo”.

“Ciência e sabedoria devem caminhar juntas”, afirmou. “A sabedoria, entendida em sentido bíblico, permite ir além das realidades empíricas para descobrir o significado final”.

Disse ainda que a universidade “é chamada a uma cultura sapiencial, capaz de harmonizar o enfoque técnico e científico com o humanístico”.

Francisco opinou que “temos necessidades de modos adequados para formar líderes capazes de abrir novos caminhos para responder às necessidades das gerações atuais, sem comprometer as gerações futuras”.