Caritas do estado de São Paulo celebra 50 anos em Assembleia Regional

Aconteceu de 14 a 16 de Julho, na casa de Encontros São Carlos Hospedagem, no município de Jundiaí, a XX Assembleia da Caritas Brasileira Regional São Paulo, contando com a presença de 20 representantes de 08 entidades membros de nosso estado.

Com o tema “Caminhos, Conquistas e Desafios nos 50 anos do Regional São Paulo”, a Assembleia foi também momento de celebrar nosso Jubileu, fazer a memória da caminhada, resgatar a história para compreender o presente e ajudar a construir e planejar os passos futuros.

Para a abertura contamos com a presença de Dom Vicente Costa, bispo da Diocese de Jundiaí, que saudou todos os presentes e manifestou sua alegria da Rede Caritas poder reunir-se em assembleia dentro do território da Diocese.

Para nossa primeira atividade realizamos duas mesas temáticas, para aprofundar nossa missão no estado: Sociedade do Bem viver como alternativa aos desafios da cidade, Toninho Evangelista, secretário Executivo da Campanha da Fraternidade no Regional Sul 1; e A importância da Articulação e os desafios do trabalho em Redecom Júlio César Cintrão – docente Mediador de Redes Sociais no Senac São Paulo.

Alessandra Miranda da Colegiada Nacional da Caritas Brasileira motivou para o nosso momento de PMAS, apresentando o nosso novo Marco Referencial e seus respectivos instrumentais para a construção do nosso Planejamento Regional. Destacou que pela forte incidência das relações com parceria sócio assistencial, devemos ter um olhar diferenciado para nos adaptarmos ao novo modelo de Orientações Estratégicas e como nos inserimos melhor ainda nas nossas áreas de atuação, pois desta forma fortaleceremos ainda mais as entidades e daremos visibilidade às ações em rede.

O Secretário Regional, Serginho Silva, destaca o compromisso das entidades membros na Assembleia deste ano, como resultado do trabalho do fortalecimento da rede Caritas São Paulo, destacando as visitas que estão sendo realizadas pelo Conselho Regional por todo o território em nosso estado

Fazendo a experiência da Gestão compartilhada, foi realizada a apreciação do Balanço Financeiro da Caritas Brasileira/2016, a Prestação de Contas Financeira do Regional/2016 e dos Bazares Solidários do Programa de Roupas da Alemanha, que foram aprovadas por todos os presentes.

No exercício do processo eletivo com a necessidade da recomposição da suplência no Conselho Regional, a Assembleia elegeu para o mandato até 2020: Adilson Wagner (Caritas Diocesana de Itapeva).

Tivemos na conclusão de nossos trabalhos uma celebração eucarística, presidida por Pe. José Carlos Vicentin, presidente do Conselho Regional, que destacou que: quem acolhe a palavra produz muitos frutos, a palavra de Deus é eficaz e fecundante como a chuva e que a semente do mundo novo espera por nascer, para que nosso mundo se torne um ambiente de fraternidade, de acolhida ao outro, de respeito e de cuidado dispensado a todas as criaturas.

Ao final Pe. Vicentin e os demais padres presentes enviam a todos/as de volta para nossas dioceses de origem.

De Jundiaí, colaboração Serginho Silva

Fonte: http://www.cnbbsul1.org.br/