Bispos encerram em Aparecida a 79ª Assembleia Regional Sul 1 da CNBB

O terceiro dia da assembleia começou com a Missa na Capela Nossa Senhora da Esperança, presidida pelo Arcebispos Metropolitano de Campinas e presidente do Regional Sul 1, dom Airton José dos Santos. Em sua homilia, dom Airton destacou “A luz do Sermão da Montanha sejamos audazes para enfrentar os desafios da evangelização.”,  destacou o arcebispo.

Após a Missa, os bispos reuniram-se na 7ª Sessão Conjunta para discutir as propostas de temas para a Assembleia das Igrejas de outubro próximo, em Itaici, Indaiatuba.

Os debates foram feitos à luz das exposições dos assessores da Assembleia, dom Raymundo Damasceno Assis, cardeal arcebispo de Aparecida, e dom Odilo Pedro Scherer, cardeal arcebispo de São Paulo, sobre os pontos principais da Exortação “AmorisLaetitia”, do papa Francisco.

Surgiram muitas e variadas propostas, com destaque para “uma renovada Pastoral Familiar”, mas sem deixar de especificar que deve se tratar de uma “Pastoral de Conjunto”, de uma evangelização das famílias a partir dos setores da Igreja: catequese, movimentos, pastorais, em especial da juventude, dos noivos e do laicato.

É preciso ver a família com atitudes concretas. O papa espera uma nova evangelização da família, para a família e através da família”, foi um dos aspectos relevantes do debate.

Assembleia assume compromisso missionário com a diocese de Pemba – Na 79ª Assembleia Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que aconteceu entre os dias 07 a 09 de junho, em Aparecida os bispos assumiram um compromisso de cooperação missionária com a diocese de Pemba, em Mocambique, na África.

Segundo o presidente da Comissão da Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, dom Luiz Bertanha, o projeto pretende envolver a Igreja no estado de São Paulo de diversas formas de evangelização.

A diocese de Pemba, Moçambique abrange toda a Província (Estado) de Cabo Delgado e possui 82.625 km2. É quase do tamanho de Portugal com suas 18 dioceses.  O bispo de Pemba é Dom Luiz Fernando Lisboa,cp. (Foto: Ana Lúcia Zombardi)

Fonte: http://www.cnbbsul1.org.br/bispos-encerram-em-aparecida-a-79a-assembleia-regional-sul-1-da-cnbb/