“Bendito é o fruto do teu ventre”: chegou o Hora da Vida 2017

Já está disponível o subsídio Hora da Vida, preparado pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) para a Semana Nacional da Vida, de 1º a 7 de outubro, e o Dia do Nascituro, 8 de outubro. Esta edição, com o tema “Bendito é o fruto do teu ventre” traz relação com o Ano Nacional Mariano, instituído no contexto dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

O Hora da Vida tem como objetivo ajudar comunidades e famílias a se organizarem e viverem bem a Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro. É para toda a Igreja no Brasil um momento de evangelização e de compreensão da dignidade da vida.

“Celebrar a Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro é a grande oportunidade de mostrar que, para nós cristãos, a vida realmente é o dom mais precioso que recebemos de Deus e, por isso mesmo, deve ser defendido, respeitado e amado. Uma importante missão surge para todos nós: a de nos tornarmos promotores da vida desde o início da gestação. Isso deve ser uma tarefa de todos nós que reconhecemos que fomos criados pelo amor incomensurável de nosso Deus”, afirma o assessor nacional da Pastoral Familiar, padre Jorge Alves Filho.

Inspiração mariana

Maria tem lugar especial nas reflexões propostas no subsídio da Semana Nacional da Vida. Para o bispo de Osasco (SP) e presidente da CNPF, dom João Bosco Barbosa de Sousa, o “sim” corajoso e definitivo de Nossa Senhora ao Pai “trouxe ao mundo o Deus encarnado. Deus, tomando a vida humana como sua, tornou-a digna e sagrada”.

A Semana Nacional da Vida – continua o bispo – à luz do mistério de Maria faz perceber a relação amorosa que teve o Pai Criador com a sua criatura, “e essa revelação inaudita sustenta a atitude de responsabilidade e respeito que devemos ter e promover, para que a vida seja plena”.

O subsídio

O material – preparado pela CNPF em parceria com o Movimento Brasil Sem Aborto e o grupo Promotores da Vida – tem sete encontros e propostas de Celebração da Vida para o Dia do Nascituro e de bênção para o momento do parto. “Em cada encontro temos a oportunidade de recordar a história de Jesus e também de sua mãe, que protagonizou a bela atitude de acolher uma vida que teria a missão de salvar as vidas”, explica padre Jorge Filho.

A Semana Nacional da Vida parte da dinâmica de defesa da vida e é celebrada oficialmente desde 2005 quando foi oficializada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Antes disso, porém, desde a década de 1980 aconteciam iniciativas, como campanhas, aprofundamentos, encontros e cursos relacionados à temática.

O subsídio Hora da Vida está disponível na loja virtual da CNPF, no endereço lojacnpf.org.br. Encomendas podem ser feitas pela loja virtual, pelo telefone (61) 3443-2900 ou ainda pelo e-mail vendas@cnpf.org.br O material também é distribuído pelos casais coordenadores e agentes da Pastoral Familiar nos regionais e dioceses.