Apresentação e consagração de Nossa Senhora

Paz e bênção. Apresentação e consagração de Nossa Senhora.

A festa da Apresentação de Maria – introduzida no século VI, no Oriente – ocupa lugar importante na liturgia bizantina. Celebra a entrada de Maria no Templo de Jerusalém. A Filha de Sião exulta de alegrai por sua consagração ao Senhor. Festa de origem devocional, inspirada no Protoevangelho de Tiago, começou a ser celebrada no Ocidente (Avinhão) a partir do século XIV. A partir de 1585, estendeu-se para toda a Igreja.

O anúncio do Reino e o chamamento dos discípulos vão pouco a pouco formando a nova família de Jesus. Não uma família de sangue, mas de adesão livre, de compromisso consciente, de fé. Há uma ruptura com a família de Nazaré. Mas, na medida em que aquela família, sobretudo, Maria, adere ao Pai e faz a Sua vontade, ela faz parte da nova família, a família de Jesus. Aliás, os discípulos irão perceber com toda a clareza, que Maria estará no centro, no coração, da nova família de Jesus.

Nos cinco versículos do Evangelho de hoje (Mt 12,46-50), se fala de mãe, de irmão, de irmã de Jesus. Com Jesus desponta uma nova família, a família que o Deus-amor sonhou desde o coração do Pai. Nasce a família do Filho, com mãe, irmãos, irmãs. Não existe uma consanguinidade física. Existe uma ‘consanguinidade’ espiritual. Há um parentesco com Deus, aberto a todo ser humano, próximo ou distante. Seu DNA consiste em fazer a vontade do Pai, que se exprime na Palavra, no Filho, na palavra humana do Filho divino.

Tornamo-nos a palavra que ouvimos e fazemos. A Palavra de Deus nos gera da espécie de Deus e torna-nos participantes da natureza divina. Quem acolhe a Palavra tem o poder de se tornar filho de Deus, filho gerado não pela carne ou pelo querer do ser humano, mas pelo próprio Deus. Discípulo verdadeiro não é o que confessa Jesus como Senhor, mas o que faz a vontade do Pai, tendo em si o Espírito do Filho. Assim é Maria. E aqui está a nossa verdadeira filiação, a nossa identidade, os nossos laços de família.

Bom dia. Abraço.

Dom João Inácio Müller, ofm

Bispo diocesano de Lorena SP.