ANO NACIONAL MARIANO

 

Imagem: Arautos do Evangelho

Imagem: Arautos do Evangelho

Todos os anos no dia 12 de outubro, a Igreja do Brasil, celebra o dia de sua Padroeira e Rainha, Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Tal celebração é uma das maiores expressões de devoção a Santa Mãe Maria. Diversos romeiros se dirigem ao Santuário Nacional de Aparecida, para agradecer e pedir a interseção da Senhora Aparecida.

Em nossa Diocese essa experiência de fé é também vivida pelos fiéis, sejam por aqueles que se dirigem ao Santuário Nacional, ou em suas próprias paróquias que também celebram esse dia de alegria e festa para os devotos. Inclusive muitas de nossas paróquias a tem como sua padroeira e celebram ao longo de nove dias a novena que culmina com a festa nesse dia 12.Paroquia N S Aparecida

Esse ano em especial a Igreja do Brasil, dará início, justamente no dia de sua Padroeira, o ano Mariano, que terminará no dia 11 de outubro de 2017, fazendo memória dos 300 anos do encontro da imagem da Virgem nas águas do Rio Paraíba do Sul.  Segue a Mensagem da CNBB a Igreja Católica presente no Brasil.

 

 

 

 

CONFERÊNCIA  NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL

 

cnbb logoP – Nº. 0553/16

Mensagem à Igreja Católica no Brasil

 ANO NACIONAL MARIANO

 

Na imagem de Nossa Senhora Aparecida “há algo de perene para se aprender”.

“Deus ofereceu ao Brasil a sua própria Mãe”

(Papa Francisco)

 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas águas do rio Paraíba do Sul, instituiu o Ano Nacional Mariano, a iniciar-se aos 12 de outubro de 2016, concluindo-se aos 11 de outubro de 2017, para celebrar, fazer memória e agradecer.

Como no episódio da pesca milagrosa narrada pelos Evangelhos, também os nossos pescadores passaram pela experiência do insucesso. Mas, também eles, perseverando em seu trabalho, receberam um dom muito maior do que poderiam esperar: “Deus ofereceu ao Brasil a sua própria Mãe”. Tendo acolhido o sinal que Deus lhes tinha dado, os pescadores tornam-se missionários, partilhando com os vizinhos a graça recebida. Trata-se de uma lição sobre a missão da Igreja no mundo: “O resultado do trabalho pastoral não se assenta na riqueza dos recursos, mas na criatividade do amor” (Papa Francisco).

A celebração dos 300 anos é uma grande ação de graças. Todas as dioceses do Brasil, desde 2014, se preparam, recebendo a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que percorre cidades e periferias, lembrando aos pobres e abandonados que eles são os prediletos do coração misericordioso de Deus.

O Ano Mariano vai, certamente, fazer crescer ainda mais o fervor desta devoção e da alegria em fazer tudo o que Ele disser (cf. Jo 2,5).

Todas as famílias e comunidades são convidadas a participar intensamente desse Ano Mariano.

 A companhia e a proteção maternal de Nossa Senhora Aparecida nos ajude a progredir como discípulas e discípulos, missionárias e missionários de Cristo!

 

Brasília-DF, 1º de agosto de 2016

 

 

                       Dom Sergio da Rocha                                                  Dom Murilo S. R. Krieger

                  Arcebispo de Brasília-DF                                   Arcebispo de S. Salvador da Bahia-BA

                        Presidente da CNBB                                                  Vice-Presidente da CNBB

 

 

Dom Leonardo Ulrich Steiner

Bispo Auxiliar de Brasília-DF

Secretário-Geral da CNBB

 

 

2016-2017-ano-mariano-mensagem-1