Advento: tempo de espera?

Tempo do AdventoTodos os anos a Igreja celebra nos primeiros domingos de seu Ano Litúrgico o Tempo do Advento. Porém, com o passar dos anos, o Advento e o Natal, perderam seu verdadeiro sentido. O Papa Emérito Bento XVI diz ser necessário um resgate do autêntico sentido do Advento para que assim vivenciemos o Natal de maneira plena.

Bento XVI no artigo “Sobre o sentido do advento”, apresenta um possível sentido desse importante tempo celebrado pela Igreja.

De acordo com o papa Emérito, Advento, não significa apenas uma “espera”, tradução muito utilizada nas meditações. Na verdade, “Advento” também pode ser entendido como chegada, ou uma chegada iniciada. Portanto, Advento indica a vinda do Senhor, que já teve seu início e continua acontecendo por meio das ações de cada cristão, até a consumação de tudo no dia em que Cristo virá pela segunda e definitiva vez.

A cada ano este tempo nos leva a uma profunda reflexão, por meio de leituras que tratam da figura de João Batista e de Maria.

João Batista pregava a conversão. Esta conversão deve ser uma conversão sincera de mentalidade, para que assim o fiel transforme suas atitudes e estas deixem de ser egoístas e individualistas. A partir daí temos a importância da figura de Maria, que se esvaziou de si afim de que a obra de Deus se realizasse em sua plenitude e alcançasse a todos.

Apenas com uma verdadeira conversão e sincero esvaziamento de si mesmo é que o Natal retoma seu verdadeiro sentido, que é o da chegada do Salvador em favor da salvação de todos. Pois é por meio das ações de cada fiel, que Cristo continua “chegando” no mundo. O Papa lembra que esta chegada, muitas vezes é impedida pelo nosso egoísmo.

Que esse tempo do Advento nos leve a ouvir os clamores do Batista e seguir o exemplo de Maria, e assim o Natal de fato aconteça por meio de nossas ações.

Por: Diego Novaes