A última palavra está com Cristo

Paz e bênção. A última palavra está com Cristo.

O Espírito convencerá o mundo do pecado, da justiça e do julgamento – Jo 16, 5-11. Que é que isto significa? Se olharmos para os fatos da vida terrena de Jesus e para os Seus acusadores, o mundo e o príncipe deste mundo venceram: livraram-se do Nazareno mandando-O crucificar. O processo terminou, Jesus parece que foi derrotado.

Mas o Espírito Santo convida a reler este história de um modo diferente. Ele atesta que o mundo – que acusou Jesus – está sob o signo do pecado: Jesus é verdadeiramente o enviado de Deus, e foi-Lhe fiel até à oferta total de Si mesmo. O Espírito volta a colocar no coração dos discípulos o testemunho que o Pai deu do Filho ressuscitando-O dos mortos. A situação inverte-se: os acusadores – que pretendiam estar da parte de Deus – são agora acusados, e as forças da morte já não têm a última palavra: a última palavra é a da ressurreição. O Espírito está, pois, do lado dos discípulos, convida-os a ler de outra forma a história em que vivem, ajuda-os a descobrir a atualidade das palavras de Jesus nos acontecimentos de hoje.

No processo perene que se realiza na história dos crentes e que vê confrontarem-se a lógica de vida de Jesus – uma lógica de doação, de amor desinteressado – e a do mundo – fundada na posse, no ter e no poder – os discípulos são colocados à prova. O mundo e a sua lógica parecem ser os vendedores, Cristo e a sua lógica aparecem como vencidos. Pois bem, o Espírito confirmará os discípulos no caminho do serviço, demonstrando que, na realidade, são eles os verdadeiros vencedores.

Bom dia. Abraço.

Dom João Inácio Muller

Bispo de Lorena SP