A Oração de São Paulo

“Por esta causa dobro os joelhos em presença do Pai,ao qual deve a sua existência toda família no céu e na terra, para que vos conceda, segundo seu glorioso tesouro, que sejais poderosamente robustecidos pelo seu Espírito em vista do crescimento do vosso homem interior. Que Cristo habite pela fé em vossos corações, arraigados e consolidados na caridade, a fim de que possais, com todos os cristãos, compreender qual seja a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, isto é, conhecer a caridade de Cristo, que desafia todo o conhecimento, e sejais cheios de toda a plenitude de Deus. Àquele que, pela virtude que opera em nós, pode fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou entendemos, a ele seja dada glória na Igreja, e em Cristo Jesus, por todas as gerações de eternidade. Amém.”(Efésios 3,14-21)

Esta Oração de São Paulo é rica e densa de significado. Podemos perceber neste texto que São Paulo utiliza de um esquema trinitário, sem usar o termo técnico Filho: o pai (vv14.19), seu Espírito (v 16), Cristo (vv. 17.19.). O Espírito é o novo dinamismo interior; a fé nos abre e transforma em morada estável de Cristo, o amor nos dá raiz e alicerce, de onde brota uma nova capacidade de conhecer e compreender o mistério.

A Vida de Oração é muito importante para o cristão assim como podemos perceber no hino recitado em Ef 3,14s. Pois quando vamos ao encontro do Senhor por meio da oração o seu Espírito vem em nosso auxilio, nos preenchendo com a sua graça, com seu poder. “O Espírito Santo é o mestre interior. Gerando em nós o homem interior.

Aquele que busca a Deus é fortalecido (engrandecido) por meio de seu Espírito Santo. A oração é um tempo forte por excelência na vida do consagrado, principalmente a liturgia. “A liturgia” também é participação da oração de Cristo, dirigida ao pai no Espírito Santo. Nela toda oração cristã encontra sua fonte e termo. Pela liturgia, o homem interior é enraizado e fundado no grande amor com o qual o Pai nos amou. Em seu Filho bem-amado. É a mesma “maravilha de Deus” que é vivida e interiorizada por toda oração, em todo tempo, no Espírito (Ef 6,18). [CEC n. 1073] Pois é na oração que Deus nos arma de poder por meio de seu Espírito Santo. Para que sejamos fortificados interiormente, para que Cristo habite em nós.

A partir do momento que estamos enraizados no amor e vivendo uma verdadeira vida de oração ai sim estaremos capacitados a entender como os santos… o simples conhecimento não pode plenificar o homem; só o amor que Cristo nos tem, experimentado, pode plenificar o homem, porque o seu amor revela o amor de Deus (Cf. Jo 1,15).

Cristo habita em nós e Ele é capaz de realizar em nós infinitamente mais que tudo que possamos pedir ou pensar.

Mas para isso precisamos ser íntimo, próximo d’Ele, conhece-lo verdadeiramente. Aqui não é teologia da retribuição e muito menos teologia da prosperidade. Mas sim a vivência da verdadeira fé da Igreja. Sendo fiel a ao meu batismo e a minha vida de oração ai sim serei repleto da glória de Deus e sendo repleto da glória de Deus serei capaz de ser um verdadeiro propagador desta graça. Levando outras pessoas a fazerem a mesma experiência ou seja a experiência pessoal com Cristo.

Bíblia de Jerusalém.

Bíblia  e Estudo Ave Maria