CARDEAL PIETRO PAROLIM CELEBRA MISSA PARA BRASILEIROS

Cidade do Vaticano (RV) – A comunidade brasileira de católicos em Roma celebra neste dia 7 de setembro a Independência do Brasil com uma missa no Colégio Pio Brasileiro, na Via Aurelia.

A missa será presidida pelo Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, a convite do embaixador brasileiro junto à Santa Sé, Denis Fontes de Souza Pinto, pois este ano, comemora-se uma data importante para as relações diplomáticas entre os dois Estados: a assinatura do primeiro acordo, 190 anos atrás.

Trata-se de uma ‘longa história de cooperação e compromisso mútuo com os grande valores propostos pelo Evangelho e promovidos pela sociedade civil, como a justiça e a paz, a harmonia entre os povos, questões ligadas ao desenvolvimento integral da pessoa… enfim, uma história de presença amistosa’: é o que adianta o Padre Antonio Reges Brasil, Diretor espiritual do Colégio Pio Brasileiro em Roma. Ouça o seu testemunho: 

“Sabemos que isto é motivo de uma grande ação de graças a Deus e daí o sentido de termos na missa de 7 de setembro deste ano a presença do Cardeal Secretário de Estado. Também contaremos com a participação de alguns Arcebispos e Bispos que estão em Roma, pois vieram participar da inauguração daquele belo monumento a Nossa Senhora Aparecida nos Jardins do Vaticano, sábado (03/09) e da canonização de Madre Teresa de Calcutá domingo (04/09)”.

“Será um momento de fé, de oração e daquela alegria de irmãos que se encontram para este ‘muito obrigado’ a Deus pelas boas relações entre o Brasil e o Vaticano”, declara.

Padre Reges comentou ainda o período de incertezas sociais, econômicas e políticas que nosso país está vivendo:

“O Papa usou um adjetivo muito forte sábado, na linda oração pelo povo brasileiro que fez a Nossa Senhora Aparecida: ele pediu a intercessão dela nesta hora triste. Acho que este adjetivo pesa na conjuntura brasileira deste momento, porque é uma hora de perplexidade; sabemos que precisamos muito da ajuda, da força de Deus para encontrar caminhos de cidadania, de compromisso com a democracia, com a liberdade e com aqueles valores que constituem um povo como povo. Então, na medida em que tudo isto está vivendo, digamos, uma hora de perplexidade, eu diria, é importante ouvir a palavra de Deus que ilumina sempre o nosso caminho e nos dá a direção, o rumo que devemos seguir. Por isto também, este 7 de setembro deste ano, tem o sentido de uma grande invocação a Deus pelo povo brasileiro, sobretudo por aqueles que estão ameaçados em seus direitos sociais, no reconhecimento e na defesa de sua dignidade, porque na medida em que o país entra em uma crise global, econômica, sabemos que quem paga o preço, no fim das contas, são os mais pobres. Por isto, neste 7 de setembro, a palavra ‘independência’ tem um sentido muito especial”. 

FONTE: RÁDIO VATICANO