34º REBANHÃO DE CRUZEIRO

“Reunidos num só corpo pela força da cruz”

De 01 a 04 de março está acontecendo na cidade de Cruzeiro o “Rebanhão”, evento promovido pela Renovação Carismática Católica, na qual o povo de Deus se reúne para um Retiro Espiritual durante estes dias de Carnaval, preparando-se para o tempo da Quaresma, período que acontece posteriormente a estes dias, tendo início com a Quarta-feira de cinzas.

rebanhão

A abertura contou com a presença de Dom João Inácio, bispo diocesano, e também com os presbíteros do Setor Cruzeiro, diáconos e seminaristas. Um grande número de fiéis fez-se presente na celebração eucarística, sendo muitos representantes da Renovação Carismática das paróquias da cidade de Cruzeiro.

rebanhãoIV

Houve dois momentos marcantes na celebração, certamente, todos os presentes sentiram-se tocados pela presença de Deus quando na homilia, à convite do senhor bispo, todos cantaram juntos aprofundando o texto da primeira leitura (Is 49,14-15):

“A mãe será capaz de se esquecer

ou deixar de amar algum dos filhos que gerou?

E se existir acaso tal mulher,

Deus se lembrará de nós em seu amor.”

rebanhao.II

E, posteriormente, a fim de que, por meio de um sinal, pudéssemos vivenciar ainda mais esta Palavra, durante o momento da liturgia eucarística, Dom João Inácio convidou uma jovem da assembleia a trazer seu filho para próximo do altar, e ali apresentou a todos Jesus Eucarístico, presente na espécie do Pão e do Vinho, que enquanto Presença Viva assemelha-se a presença daquela criança tão simples e frágil, que necessita dos cuidados de seus pais.

Em sua homilia Dom João já havia apontado para a necessidade de servir ao Senhor Jesus, falou sobre a real necessidade de doar-se, assim como os pais doam-se por seus filhinhos que tanto amam. Assim, nós também devemos servir e nos doar por amor ao nosso Deus! Isto requer de nós uma espiritualidade efetiva, disse: “Jesus por vezes manifestava uma espiritualidade com emoção, mas tinha uma espiritualidade mais que emotiva, sua espiritualidade era efetiva, doava-se aos pobres, aos necessitados, àqueles que mais precisavam.”

rebanhao.III

Todos puderam vivenciar um momento de grande júbilo nesta Celebração Eucarística presidida pelo bispo diocesano. Ao término da Eucaristia muitos foram os agradecimentos expressos a Dom João Inácio por estar presente junto ao povo de Deus, por ser capaz de mostrar-nos o rosto de Deus com seus gestos e palavras! Todos os fiéis intercederam pelo seu bispo, pedindo que a Virgem Maria lhe guarde e proteja em seu ministério.